Qual a ação da substância do Parvulan?
Resultados de Eficácia
Há uma grande quantidade de publicações envolvendo esta bactéria gram-positiva e anaeróbica, que apresenta similaridades com o BCG. Estas publicações tem início no começo da década de 1970 e vai até o início da década de 1990, com poucos artigos posteriores.
Na maiores das publicações foram utilizados animais. E na minoria, humanos (todos com cânceres nos estágios de I ao IV). Os modelos de estudo com roedores, equinos, primatas, bovinos e até mesmo humanos mostraram-se promissores, correlacionando o aumento da atividade dos macrógados e dos linfócitos B com a melhora nos estados sintomatológicos de diversas patologias (infecciosas e neoplásicas) envolvendo vírus, bactérias, protozoários, tecidos e células tumorais.
O aumento da longevidade esperada baseada no tipo de câncer foi relatada na maioria dos estudos.
Todos os artigos publicados neste período (1970 — 1990) tiveram como principal foco explorar como, e o quanto, as propriedades biológicas do Lisado de P. Acnes poderiam influenciar nas respostas imunológicas, principalmente relacionadas às neoplasias.
Características Farmacológicas
O mecanismo de ação antitumoral pode ser explicado se considerarmos que uma célula tumoral (ou células) está se esquivando do sistema imune e utilizando os mesmos mecanismos de escape presente em protozoários parasitas.
No entanto, se aumentarmos o contigente populacional das células de defesa e as deixarmos em alerta (ativadas), a possibilidade estatística de uma destas células passar a ter a capacidade de identificar as células tumorais aumenta, sendo assim, seriam reconhecidas e eliminadas.
O lisado de P. Acnes tem um grande efeito imunomodulador na ativação das células NK e dos macrófagos, sendo atribuída a ativação destas células a indução na produção do Fator de Necrose TUmoral alfa (FNT-a) pelos monócitos e por células sanguíneas periféricas (células dendríticas), esta observação ocorreu in vitro.
A figura ao lado demonstra a redução do quantitativo bacteriano no fígado e no baço de ratos infectados por pela bactéria L. Monocytogenes, após uma aplicação de 200mcg do Lisado de P. Acnes, a redução é perceptível no dia 4, 7 e 14 após a aplicação.
A destruição das bactérias se dá por fagocitose dos macrófagos, que tiveram suas populações aumentadas e ativadas pelo lisado de P. acnes.

% de fagocitose (destruição bacteriana)
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)