Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Parkexin com outros remédios?
Antidepressivos tricíclicos
Assístole, diaforese, hipertensão, síncope, variações dos estados mentais e comportamentais, redução da consciência, hiperpirexia, tontura, musculatura rígida e tremores têm ocorrido com o uso concomitante de selegilina e antidepressivos tricíclicos. O uso concomitante não é recomendado, a menos que a terapia com os antidepressivos tricíclicos seja instituída depois de 14 dias contados a partir da suspensão do tratamento com a selegilina.
Fluoxetina, fluvoxamina, nefazodona, paroxetina, sertralina e venlafaxina
Reações similares à síndrome da serotonina têm raramente sido reportadas após o uso concomitante de selegilina e os inibidores da recaptação de serotonina. Esta associação não é recomendada, pois pode ocorrer o potencial para instabilidade automotora, rigidez muscular, agitação severa, ou delírio. O tratamento com os inibidores da monoaminoxidase (IMAO) deve ser descontinuado e terapia com os inibidores da recaptação de serotonina deve ser instituída após 14 dias. Para a fluoxetina, devido a sua longa meia-vida e de seu metabólito, a instituição da terapia com os IMAO deve ser adotada depois de 5 semanas da suspensão do tratamento com a fluoxetina. Intervalo de 7 dias entre a descontinuação do tratamento com a venlafaxina e a instituição de terapia com os IMAO, deve ser considerada.
Levodopa
Embora a selegilina seja usada em conjunção com a levodopa, ela pode aumentar a indução de discinesia, assim como náusea, vômito, hipotensão ortostática, confusão e alucinações. Redução da dosagem de levodopa pode ser necessária entre 2 e 3 dias depois do início da terapia com selegilina.
Meperidina e outros analgésicos opioides narcóticos
O uso concomitante de selegilina com IMAO pode produzir imediata excitação, transpiração, rigidez e hipertensão severa. Em alguns pacientes hipotensão severa, depressão respiratória severa, coma, convulsões, hiperpirexia, colapso vascular e morte podem ocorrer. Evitar o uso de meperidina entre 2 e 3 semanas após a recomendação dos IMAO. Outros opioides analgésicos tais como a morfina são menos prováveis de causar reações severas e podem ser usados cautelosamente em pacientes tratados com IMAO; no entanto, é recomendado que pequena dose teste (1/4 da dose usual) ou em casos severos pequeno aumento desta dose teste seja administrada, e o aparecimento de qualquer reação adversa seja observado, durante um período severo de horas. Cautela é recomendada no uso de alfentanil, fentanil ou sufentanil como adjunto a anestesia em pacientes tratados com IMAO, porque o risco de interações significativas tem sido questionado, o uso de pequenas doses teste é advertido para detectar possíveis interações.
Tiramina
Alimentos contendo aminas não devem ser usados concomitantemente em pacientes tratados com doses de 20mg ou mais, pois ocorre interação com a selegilina com consequente acúmulo de aminas, resultando em crises de hipertensão.
Este medicamento é contraindicado na faixa etária pediátrica.
Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)