Precauções - Panzyga

Bula Panzyga

Princípio ativo: Imunoglobulina Humana

Classe Terapêutica: Imunoglobulinas Polivalentes Intravenosas

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais cuidados devo ter ao usar o Panzyga?

Fale com o seu médico antes de utilizar Panzyga.

Algumas reações adversas podem ocorrer com mais frequência:

  • Em caso de velocidade de infusão elevada.
  • Quando recebe o Panzyga pela primeira vez ou, em casos raros, se passou muito tempo desde a última infusão.

Em caso de reação adversa, o médico diminuirá a velocidade de administração ou interromperá a infusão. O tratamento necessário depende do tipo e da gravidade do evento adverso.

Circunstâncias e condições que aumentam o risco de eventos adversos:

  • Se você teve problemas de rins no passado ou se tem determinados fatores de risco, como diabetes, excesso de peso ou idade igual ou superior a 65 anos, deve receber o Panzyga o mais devagar possível, pois foram notificados casos de insuficiência renal aguda em pacientes com estes fatores de risco. Informe o seu médico, mesmo que alguma das situações acima tenha ocorrido no passado.
  • Muito raramente, podem ocorrer episódios tromboembólicos, como ataque cardíaco, AVC e obstruções de veias profundas, por exemplo, na batata das pernas ou em um vaso sanguíneo dos pulmões após a administração do Panzyga. Este tipo de acontecimento ocorre com mais frequência nos pacientes com fatores de risco como obesidade, idade avançada, pressão arterial alta, diabetes, ocorrências anteriores destes episódios, períodos de imobilização prolongada e uso de certos hormônios (p. ex., a pílula). Beba uma quantidade de líquidos equilibrada; além disso, o Panzyga deve ser administrado o mais devagar possível.
  • As reações alérgicas são raras, mas podem levar a uma reação alérgica grave (choque anafilático) mesmo em pacientes que toleraram os tratamentos anteriores.
  • Raramente, pode ocorrer dor de cabeça forte e rigidez do pescoço depois de várias horas até 2 dias após o tratamento com Panzyga.
  • Os glóbulos vermelhos de pacientes dos grupos sanguíneos A, B ou AB, assim como de pacientes com certos problemas inflamatórios, correm maior risco de serem destruídos pelas imunoglobulinas administradas (hemólise).

Segurança contra vírus

Quando medicamentos são produzidos a partir do sangue ou plasma humano, alguns cuidados visam prevenir a transmissão de infecções:

  • Seleção cuidadosa dos doadores de sangue e plasma para garantir que aqueles que apresentam risco de serem portadores de infecções são excluídos.
  • Análise de cada doação e pool de plasma para verificarse há sinais de vírus/infecções.
  • Inclusão pelos fabricantes no processamento do sangue ou do plasma de etapas que podem inativar ou remover vírus.

Apesar destes cuidados, quando se utiliza medicamentos preparados a partir de sangue ou plasma humano, não é possível excluir totalmente a possibilidade de transmissão de infecções. Isto se aplica também a vírus e outros agentes desconhecidos ou novos capazes de produzir doenças, ou outros tipos de infecções.

As medidas tomadas são consideradas eficazes para os vírus envelopados, tais como o vírus da imunodeficiência humana (HIV), o vírus da hepatite B e o vírus da hepatite C, bem como para os vírus não envelopados, tais como o vírus da hepatite A e o parvovírus B19.

A experiência clínica aponta para a ausência de transmissão da hepatite A ou do parvovírus B19 associada com imunoglobulinas, possivelmente porque os anticorpos contra estas infecções, presentes no medicamento, são protetores.

Recomenda-se que se anote o nome e o número de lote do medicamento a cada vez que recebe uma dose de Panzyga, pois isto permite manter um registro dos lotes usados.

Crianças e adolescentes

Não existem advertências ou precauções específicas ou adicionais para crianças e adolescentes.

Gravidez, amamentação e fertilidade

Se estiver grávida ou amamentando,se acha que está grávida ou planeja engravidar, pergunte ao seu médico ou farmacêutico se pode utilizar ou continuar utilizando Panzyga.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Condução de veículos e utilização de máquinas

A capacidade de conduzir e utilizar máquinas podem ser afetados por algumas reações adversas associadas ao Panzyga. Os doentes que sofram reações adversas durante o tratamento devem aguardar pela sua resolução antes de conduzir ou operar máquinas.

Panzyga contém sódio: Este medicamento contém no máximo 0,03 mmol (ou 0,69 mg) de sódio por mL. Deve ser levado em consideração nos pacientes com dieta controlada em sódio.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.