Como usar o PantoCal Injetável?
PantoCal® (pantoprazol sódico sesqui-hidratado) IV deve ser administrado exclusivamente por via intravenosa.
Modo de preparar
Injetando-se o conteúdo da ampola de diluente (10 mL) no frasco-ampola que contém o pó liofilizado, obtém-se rapidamente a solução injetável pronta para a aplicação intravenosa.
Pode-se administrar a solução sob a forma de bolus (no mínimo por 2 minutos) ou sob a forma de infusão, após a diluição da solução reconstituída em 100 mL de solução fisiológica ou 100 mL de solução de glicose a 5% ou a 10%. Neste caso, recomenda-se um tempo de administração de 15 minutos.
PantoCal® (pantoprazol sódico sesqui-hidratado) IV não deve ser diluído com outros tipos de diluente ou misturado a nenhum outro medicamento injetável.
Tão logo se torne recomendável o tratamento por via oral, PantoCal® (pantoprazol sódico sesqui-hidratado) IV deve ser descontinuado e substituído pelo tratamento com PantoCal® (pantoprazol sódico sesqui-hidratado) comprimidos, levando-se em consideração a equivalência terapêutica entre a forma injetável de 40 mg e os comprimidos revestidos de liberação de retardada de 40 mg.
Posologia do PantoCal Injetável
No tratamento da úlcera péptica gástrica ou duodenal e das esofagites por refluxo moderada ou grave
Salvo critério médico diferente, recomenda-se a administração de um frasco-ampola (40 mg) PantoCal® (pantoprazol sódico sesqui-hidratado) IV ao dia.
No tratamento da síndrome de Zollinger-Ellison e outras condições patológicas hipersecretórias
Os pacientes devem iniciar o tratamento com dose diária de 80 mg. Em seguida, a dose pode ser alterada para uma dose maior ou menor conforme necessário, adotando-se medidas de secreção de ácido gástrico como parâmetro. Doses diárias acima de 80 mg devem ser divididas e administradas duas vezes ao dia. Aumentos temporários da dose diária para valores acima de 160 mg de pantoprazol são possíveis, mas não devem ser administrados por períodos que se prolonguem além do necessário para controlar devidamente a secreção ácida. A duração do tratamento da síndrome de Zollinger-Ellison e outras condições patológicas hipersecretórias não é limitada e deve ser adaptada à necessidade clínica.
No tratamento da hemorragia digestiva alta (em complemento à terapia endoscópica) e na prevenção do ressangramento
Recomenda-se a administração de 80 mg de PantoCal® (pantoprazol sódico sesqui-hidratado) IV em bolus, seguidos da infusão de 8 mg/h de PantoCal® (pantoprazol sódico sesqui-hidratado) IV durante 72 horas.
Na profilaxia de sangramento agudo por úlcera de estresse
Recomendam-se esquemas posológicos de 40 mg a 80 mg de PantoCal® (pantoprazol sódico sesqui-hidratado) IV uma a duas vezes ao dia.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)