Qual a ação da substância do Panotil?
Resultados de eficácia
Neomicina + Polimixina + Fludrocortisona + Lidocaína contém neomicina, polimixina B, acetato de fludrocortisona e cloridrato de lidocaína, constituindo uma associação racional.
Um estudo cego randomizado paralelo controlado observou que uma associação otológica foi eficaz no tratamento da otite externa em 97.1%.
Um estudo clínico realizado com pacientes com otite externa, observou a associação de neomicina, polimixina B, fludrocortisona e lidocaína foi bem tolerada.
Segundo a Academia Americana de Otorinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço, o uso da neomicina e da polimixina B (medicamentos potencialmente ototóxicos) nas otites externas, nas quais a membrana timpânica está integra não oferece risco de ototoxicidade.
Características farmacológicas
Neomicina + Polimixina + Fludrocortisona + Lidocaína é composto de dois agentes antibacterianos de amplo espectro, associados a um corticosteróide e a um anestésico local.
A polimixina B e a neomicina possuem ação contra microrganismos Gram-positivos e Gram-negativos, inclusive Proteus e Pseudomonas. A associação age sobre os microrganismos mais comumente responsáveis pelas várias formas de infecções otológicas, prevenindo a impetiginização de formas eczematosas, o desenvolvimento de infecções secundárias e de resistência bacteriana. Por outro lado, a polimixina B apresenta também ação antimicótica, evitando superinfecções micóticas.
A fludrocortisona é um corticosteróide de uso tópico que visa reduzir o processo inflamatório causado pela infecção.
A lidocaína é um anestésico local que tem a finalidade de aliviar a dor, sintoma frequente nas infecções do conduto auditivo.
A peculiar viscosidade do veículo favorece a permanência do medicamento in situ e facilita a absorção dos princípios ativos.
O pH ácido (aproximadamente 5) inibe o desenvolvimento de Pseudomonas e micetos.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)