Quais cuidados devo ter ao usar o Pamigen?
Aplicar a dose de Pamigen em um período maior que o recomendado na bula ou em intervalos menores que o recomendado na bula pode fazer com que ocorram mais eventos adversos devido ao tratamento. Antes de cada dose de Pamigen, deve-se avaliar se existe alteração do número das células do sangue, devido à possibilidade do tratamento com Pamigen causar a diminuição destas células.
Antes de cada dose de Pamigen, também verificar, através de exames de sangue, se os rins e o fígado estão funcionando normalmente.
Casos de Síndrome Hemolítico-Urêmica - SHU (coagulação intravascular renal glomerular), Síndrome de Hemorragia Alveolar – SHA (manifestação de uma série de doenças resultando em sangramento pulmonar), Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo - SDRA (tipo de insuficiência pulmonar provocado por diversos distúrbios que causam acúmulo excessivo de líquido nos pulmões) e Síndrome de Encefalopatia Posterior Reversível - SEPR (alteração do sistema nervoso que causa dor de cabeça, diminuição do nível de consciência, convulsões e distúrbios visuais) com consequências potencialmente graves, foram relatadas em pacientes recebendo gencitabina como único agente ou em combinação com outros medicamentos para câncer.
Esses eventos podem estar relacionados aos danos do endotélio vascular (camada de células que recobre internamente os vasos sanguíneos) possivelmente induzidos pela gencitabina. Pamigen deve ser descontinuado e medidas de apoio instituídas, caso qualquer um desses eventos se desenvolva durante a terapia.
Além da SDRA, a toxicidade pulmonar tem sido relatada com o uso de Pamigen e também com o uso combinado de Pamigen com outros medicamentos para câncer. Em casos de toxicidade pulmonar grave, a terapia com Pamigen deve ser interrompida imediatamente e medidas apropriadas de apoio instituídas.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)