Precauções - Oxacilina Sódica Eurofarma - Momenta

Bula Oxacilina Sódica Eurofarma - Momenta

Princípio ativo: Oxacilina Sódica

Classe Terapêutica: Penicilinas De Pequeno E Médio Espectros Puras

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais cuidados devo ter ao usar o Oxacilina Sódica Eurofarma - Momenta?

Como com qualquer penicilina, uma investigação cuidadosa sobre a sensibilidade ou reações alérgicas a penicilinas, cefalosporinas ou outros alérgenos, deve ser realizada antes da prescrição deste produto. Há evidência clínica e laboratorial de sensibilidade cruzada entre antibióticos betalactâmicos bicíclicos, incluindo as penicilinas, cefalosporinas, cefamicinas, 1-oxa-sslactâmicos e carbapenemos. Se ocorrer uma reação alérgica durante a terapia, a droga deve ser descontinuada e medidas apropriadas devem ser tomadas. O uso de antibióticos pode resultar no supercrescimento de microorganismos insensíveis.

Caso ocorra uma superinfecção, deve-se iniciar um tratamento apropriado e a descontinuação da droga deve ser considerada. Tem sido relatada colite pseudomembranosa com praticamente todos agentes antibacterianos, que pode variar de moderado a grave, com risco de vida. Portanto, é importante considerar este diagnóstico em pacientes que apresentam diarréia após a administração de agentes antimicrobianos. Medidas terapêuticas devem ser tomadas após o estabelecimento do diagnóstico.

Estudos bacteriológicos devem ser realizados para determinar os organismos causadores e sua sensibilidade às penicilinas penicilinase-resistentes. No tratamento de infecções suspeitas por estafilococos, a terapia deve ser alternada para outro agente ativo caso o teste de cultura seja insuficiente para demonstrar a presença de estafilococos. Deverá ser avaliado periodicamente o funcionamento dos sistemas renal, hepático e hematopoiético durante terapia prolongada com Oxacilina sódica.

Culturas de sangue, contagem de leucócitos e diferencial de células devem ser obtidos antes do início da terapia e pelo menos uma vez por semana durante o tratamento com Oxacilina sódica. Deverá ser realizada urinálise periódica, determinações do nitrogênio uréico no sangue, creatinina, concentrações de transaminase glutâmico oxaloacética (TGO) e transaminase glutâmico pirúvica (TGP) devem ser determinadas durante a terapia com Oxacilina sódica. Deve-se considerar possíveis alterações na dosagem se estes valores estiverem muito elevados.

Carcinogênese, mutagênese e fertilidade

Não existem estudos a longo prazo conduzidos em animais, com estas drogas.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.