Precauções - Otospan para Cães e Gatos

Bula Otospan para Cães e Gatos

Princípio ativo: Hidrocortisona + Sulfato Neomicina + Sulfato Polimixina

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais cuidados devo ter ao usar o Otospan para Cães e Gatos?

Assim como ocorre com outras associações de antibacterianos e corticosteroides, o uso prolongado de hidrocortisona pode mascarar eventuais efeitos alérgicos produzidos pelos outros componentes ativos de Hidrocortisona + Sulfato Neomicina + Sulfato Polimixina .

Os corticosteroides podem mascarar alguns sinais de infecção e novas infecções podem se desenvolver durante o seu uso.

O uso prolongado deste medicamento pode resultar em crescimento excessivo de fungos e bactérias não sensíveis à neomicina e à polimixina B. Antes de prescrever este medicamento, recomenda-se verificar se o paciente tem alergia a algum medicamento, especialmente se é alérgico a antibióticos aminoglicosídeos (por ex., Neomicina, Gentamicina, Tobramicina, Canamicina).

Há relatos de sensibilidade cruzada entre os antibióticos dessa classe. Devido ao potencial de ototoxicidade e nefrotoxicidade da neomicina, e ao potencial neurotóxico da polimixina B, o uso de Hidrocortisona + Sulfato Neomicina + Sulfato Polimixina em grandes quantidades ou por tempo prolongado não é recomendado, principalmente quando houver maior risco de absorção sistêmica significativa.

Pacientes com eczema, ulceração de estase venosa ou otite crônica externa podem ter a sensibilidade aumentada à neomicina. Hidrocortisona + Sulfato Neomicina + Sulfato Polimixina não deve ser usado por mais de dez dias, a não ser a critério médico. Informe imediatamente ao seu médico se houver persistência ou piora dos sintomas após a aplicação de Hidrocortisona + Sulfato Neomicina + Sulfato Polimixina .

Este medicamento não deve ser aplicado nos olhos, utilize-o apenas na orelha. Durante o uso de Hidrocortisona + Sulfato Neomicina + Sulfato Polimixina , é importante manter o ouvido comprometido limpo e seco.

É importante recomendar ao paciente que não use sabão/sabonete na limpeza da orelha comprometida, para evitar possível inativação dos antibióticos.

Crianças

Recomenda-se que o uso de corticosteroides tópicos em crianças deva ser restrito a um curto período de tempo e em doses relativamente menores.

Sensibilidade cruzada

Pode ocorrer sensibilização à neomicina durante o uso deste produto, o que poderá comprometer no futuro o uso de outros antibióticos de sua classe (canamicina, gentamicina ou outros antibióticos do grupo dos aminoglicosídeos).

Gravidez e lactação

Não foram realizados estudos específicos sobre o uso de Hidrocortisona + Sulfato Neomicina + Sulfato Polimixina em pacientes grávidas, nem se tem conhecimento sobre efeitos indesejáveis relacionados ao uso tópico deste medicamento no ouvido durante a gravidez ou o período de lactação.

Como regra, preparações tópicas contendo corticosteroide não devem ser aplicadas durante os primeiros três meses da gravidez e, nos demais meses, não devem ser usadas em grande quantidade ou por período prolongado. Devem-se avaliar os benefícios frente aos perigos potenciais ao feto.

Categoria C de risco na gravidez.

Não foram realizados estudos em animais e nem em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram risco, mas não existem estudos disponíveis realizados em mulheres grávidas.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.