Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar OsCal 500 com outros remédios?
Medicamento-Medicamento
- Cálcio e medicamentos que contenham ferro, etidronato ou tetraciclinas: a administração conjunta deve ser evitada, pois a absorção destes medicamentos é prejudicada. Neste caso, eles devem ser ingeridos em espaço de tempo de pelo menos 2 a 3 horas após ingestão do cálcio.
- Cálcio e medicamentos que contenham fenitoína: a administração conjunta deve ser evitada, pois pode diminuir os níveis no sangue desses medicamentos.
- Cálcio e medicamentos digitálicos: a administração conjunta é contraidicada, pois pode causar o aumento do risco de arritmias cardíacas (alterações do ritmo das batidas do coração).
- Cálcio e vitamina D: a absorção de cálcio é aumentada pela vitamina D. No entanto, quando em excesso, a vitamina D pode causar hipercalcemia e seus efeitos associados incluindo hipercalciúria, calcificação ectópica (deposição de cálcio fora do osso) e problemas no coração, na circulação e nos rins.
- Carbonato de cálcio e omeprazol: diminuição da absorção de cálcio.
- Cálcio e bloqueadores do canal de cálcio: a administração de altas doses de cálcio pode reduzir o efeito de medicamentos da classe dos bloqueadores dos canais de cálcio.
Medicamento-Alimento
- Cálcio e espinafre, ruibarbo, farelo de trigo e outros cereais: a ingestão simultânea pode reduzir a absorção intestinal de cálcio.
- Cálcio e fibras: a ingestão simultânea pode modificar a absorção intestinal de cálcio.
- Cálcio e leite ou seus derivados: o uso excessivo e prolongado em conjunto deve ser evitado.
Medicamento-Substâncias Químicas
- Cálcio e álcool, cafeína, nicotina ou tabaco: o consumo excessivo destas substâncias pode reduzir a quantidade de cálcio absorvida.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)