Bula Original ZOYLEX

ZOYLEX
Aciclovir
Comprimidos e Liófilo Injetável

Formas Farmacêuticas e Apresentações de Zoylex

Zoylex Comprimidos apresenta-se sob a forma de comprimidos simples, hexagonais e retangulares, de coloração azul-pálida, contendo 200mg ou 400mg de Aciclovir, respectivamente. Caixas contendo 25, 50, 100, 300 ou 500 comprimidos.Zoylex Injetável é um pó liofilizado branco, para administração intravenosa, após sua reconstituição. Apresenta-se em frasco(s)-ampola(s) contendo 250mg de Aciclovir. Caixas contendo 1, 5, 10, 50 ou 100 frasco(s)-ampola(s).

USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Composição de Zoylex

Comprimido simples de 200 mg:
Cada comprimido contém:
Aciclovir .................... 200 mg
Lactose .................... 71 mg
Celulose Microcristalina .................... 215 mg
Estearato de Magnésio .................... 12 mg
Polivinilpirrolidona .................... 16 mg
Glicolato Sódico de Amido .................... 6 mg
Indigocarmim .................... q.s.

Comprimido simples de 400 mg:
Cada comprimido contém:
Aciclovir .................... 400 mg
Lactose .................... 100 mg
Amido de Milho .................... 25 mg
Talco .................... 3 mg
Estearato de Magnésio .................... 2 mg
Indigocarmim .................... q.s.

Liófilo injetável de 250 mg:
Cada frasco-ampola contém:
Aciclovir ....................250 mg
Hidróxido de Sódio ....................q.s.

Informações ao Paciente de Zoylex

Zoylex deve ser conservado em sua embalagem original, sob temperatura entre 15 ºC e    25 ºC, quando comprimidos, e inferior a 25 ºC, quando liófilo injetável, ao abrigo da luz, calor e umidade excessiva.A solução de Zoylex Injetável deve ser utilizada imediatamente após sua reconstituição.
Caso ocorra turbidez ou cristalização, após a reconstituição de Zoylex Injetável, à temperatura ambiente, o produto deve ser descartado. A solução reconstituída pode ser ainda diluída. Não agitar o frasco-ampola, para evitar a formação de espuma.
Qualquer conteúdo remanescente do produto deve ser descartado.
O prazo de validade de Zoylex é de 36 meses, a contar da data de sua fabricação, nas condições acima citadas, estando estes dados impressos em suas embalagens externas.

" NÃO USE O MEDICAMENTO SE O PRAZO DE VALIDADE ESTIVER VENCIDO"

Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término. Informe seu médico se está amamentando.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interromper o tratamento sem o conhecimento de seu médico.
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.

" TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS"

Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.

" NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE"

Zoylex Comprimidos é para uso exclusivamente oral.
Zoylex Injetável é para uso exclusivamente intravenoso.

Informações Técnicas de Zoylex

Modo de Ação:
Aciclovir é um agente antiviral altamente ativo in vitro contra o Herpes simplex tipo I e II, e Varicella zoster. Apresenta baixa toxicidade para as células não-infectadas.
Após penetrar nas células infectadas pelo Herpes simplex, Aciclovir, por intermediação da timidina cinase, é fosforilado, transformando-se em Trifosfato de Aciclovir, sua forma ativa. Este age como inibidor e substrato para a DNA-polimerase específica, bloqueando a síntese do DNA viral, sem interferir nos processos celulares normais.

Farmacocinética:
A absorção de Aciclovir pelo trato gastrintestinal é variável e incompleta, estimada entre 15‰ a 30‰ de sua dose total oral.
As concentrações médias plasmáticas máximas, em estado contínuo (Cmáx), após doses de 200mg administradas a cada 4 horas, foram de 0,68mcg/mL, e as concentrações médias plasmáticas mínimas (Cmín) foram de 0,36mcg/mL. Para uma dose de 800mg, administrada a cada 4 horas, as concentrações plasmáticas correspondentes foram 1,56mcg/mL e 0,79mcg/mL, respectivamente.
Em adultos, a meia-vida plasmática final de Aciclovir, após administração intravenosa por infusão, é aproximadamente de 2,9 horas.
A maior parte da droga é excretada de forma inalterada pelos rins. O clearance renal de Aciclovir é, substancialmente, superior ao da creatinina, indicando que a secreção tubular, além da filtração glomerular, contribuem para a eliminação renal da droga. Encontra-se na urina a 9-carboximetoximetilguanina como um metabólito significativo de Aciclovir, em concentrações de 10‰ a 15‰ da quantidade total da droga, recuperada na urina.
Em pacientes com insuficiência renal crônica, verificou-se que a meia-vida média de Aciclovir é de 19,5 horas. Durante a hemodiálise, a meia-vida média de Aciclovir foi de 5,7 horas. Portanto, os níveis plasmáticos caíram, aproximadamente, 60‰ durante a diálise.
Em pacientes idosos, o clearance corporal total cai em associação com os decréscimos no clearance da creatinina. Porém, há pouca alteração na meia-vida plasmática final.
Os níveis de concentração da droga no fluido cerebrospinal são, aproximadamente, 50‰ dos níveis de sua concentração no plasma.
A ligação de Aciclovir à proteínas do plasma é relativamente baixa (cerca de 9‰ a 33‰), e as interações que envolvem o local da ligação não são conhecidas.

Indicações de Zoylex

Zoylex é um agente antiviral indicado para o tratamento de infecções causadas pelo vírus Herpes simplex na pele e mucosas, inclusive herpes genital e recorrente.É indicado também na profilaxia de infecções por Herpes simplex em pacientes imunocomprometidos. E, ainda, para o tratamento de infecções causadas pelo vírus Varicella zoster, para o tratamento da catapora (varicela) em crianças com mais de 2 anos e para o tratamento da meningencefalite aguda.

Contra-Indicações de Zoylex

Zoylex é contra-indicado para pacientes com conhecida hipersensibilidade ao Aciclovir.

Precauções Gerais de Zoylex

Os aumentos rápidos dos níveis sangüíneos de uréia e creatinina podem ocorrer, esporadicamente, em pacientes tratados com Zoylex Injetável. Acredita-se que tal ocorrência esteja associada ao nível plasmático máximo e ao estado de hidratação do paciente. A fim de se evitar tal efeito, Zoylex Injetável não deve ser administrado por injeção tipo bolus intravenosa e sim por infusão lenta, durante um período de uma hora. Ao mesmo tempo, o paciente deve ser constante e adequadamente hidratado.Por via oral, o tratamento terá melhores resultados se iniciado logo após o surgimento dos sintomas. Após cinco dias de tratamento, caso os sintomas não apresentem melhora ou se agravarem, aconselha-se mudar o tratamento.
O extravasamento de Zoylex Injetável para o tecido circundante, durante administração intravenosa, pode causar vasoalgia e enfraquecimento vasal repentino. Desse modo, deve-se administrá-lo, cuidadosamente, a fim de se evitar tal ocorrência.
Zoylex Injetável possui pH alcalino, sendo que qualquer mudança no pH pode provocar alteração na sua ação. Assim, deve-se evitar a administração simultânea de outros medicamentos.

Uso na gravidez e lactação:
Poucos estudos foram realizados em seres humanos para uso de Zoylex. Assim, este medicamento só deve ser administrado em gestantes ou mulheres em idade fértil, após cuidadosa análise da sua relação risco-benefício.
Têm-se poucos dados relativos sobre os efeitos da excreção de Zoylex, durante a lactação em seres humanos. Porém, foi demonstrado que a droga é excretada com o leite. Deve-se, portanto, ter-se cuidado ao administrar Zoylex à lactantes.

Uso em crianças:
Zoylex deve ser administrado cautelosamente e a duração da terapia deve ser a mais breve possível a lactentes e crianças.
A segurança e a eficácia do tratamento em recém-nascidos e lactentes não foram estabelecidas. Assim, o uso de Zoylex para estes casos deve ser restrito, considerando-se que os benefícios esperados superem os possíveis riscos.

Uso em idosos:
Em pacientes idosos, o clearance corporal total de Zoylex declina, paralelamente, ao clearance de creatinina.
Deve-se manter uma hidratação adequada do paciente, ao se administrar altas doses de Zoylex. Para portadores de deficiência renal, recomenda-se redução cautelosa da dose deste medicamento.

Interações Medicamentosas de Zoylex

A administração concomitante de probenecida e Zoylex têm mostrado um aumento da meia-vida média de Zoylex e a área sob a curva de concentração plasmática, aumentando também suas toxicidades.
Outras drogas que afetam a fisiologia renal também poderiam influenciar potencialmente a farmacocinética do Zoylex. Todavia, a pesquisa clínica não identificou interações de outras drogas com este medicamento.

Reações Adversas de Zoylex

Zoylex Comprimidos pode, ocasionalmente, causar as seguintes reações adversas: sonolência e vertigens, aumento do nível sangüíneo de uréia e glóbulos vermelhos em precipitação na urina, redução de glóbulos brancos e eosinofilia, elevação do nível total de bilirrubina e de enzimas hepáticas, náusea, vômito, diarréia, gastrodínia e epigastralgia, aumento dos níveis de colesterol total e triglicérides e soro K.Já Zoylex Injetável pode ocasionar reações adversas como: distúrbios reversíveis de consciência, tremores, letargia e cefaléias, elevação do nível sangüíneo de uréia e de creatinina, elevação do nível total de bilirrubina e de enzimas hepáticas, náusea, vômito, diarréia e dor abdominal, anemia, agranulocitose e aumento do nível de triglicérides no sangue, palpitação, formigamento das extremidades e da língua, dispnéia e zonestesia torácica.
A insuficiência renal que pode surgir, durante o tratamento com Zoylex Injetável, responde, de modo geral, rapidamente à reidratação do paciente e à redução da dose ou supressão do medicamento. Se administrado, acidentalmente, em tecidos extravasculares, pode haver inflamação local e, em alguns casos, até ulcerações. Reações de hipersensibilidade como choque anafilático, febre, eritema e urticária, indicam que a administração deve ser interrompida.

Posologia de Zoylex

Via oral:

*Dose em adultos:
Para o tratamento de infecções pelo Herpes simplex, recomenda-se 1 comprimido de Zoylex 200mg, a cada 4 horas, omitindo-se a dose noturna, por um período de 5 dias ou conforme critério médico. Para pacientes com imunocomprometimento grave ou pacientes com absorção estomacal deficiente, pode-se aumentar a dose para 400mg ou usar Zoylex Injetável.
Para a supressão das infecções por Herpes simplex em pacientes imunocompetentes, recomenda-se 1 comprimido de Zoylex 200mg, a cada 6 horas, ou 1 comprimido de Zoylex 400mg, a cada 12 horas.
Para a profilaxia das infecções por Herpes simplex em pacientes imunocomprometidos, recomenda-se 1 comprimido de Zoylex 200mg, a cada 4 horas. Para pacientes com imunocomprometimento grave ou pacientes com absorção estomacal deficiente, pode-se aumentar a dose para 400mg ou usar Zoylex Injetável. A duração do tratamento profilático é determinada pela duração do período de risco.
Para o tratamento das infecções causadas por Varicella zoster, recomenda-se 800mg de Zoylex, a cada 4 horas, por um período de 7 dias. Para pacientes com imunocomprometimento grave ou pacientes com absorção estomacal deficiente, recomenda-se o uso de Zoylex Injetável.

*Dose em crianças:
Para o tratamento e profilaxia de infecções por Herpes simplex, em pacientes imunocomprometidos, recomenda-se, para crianças com idade igual ou superior a 2 anos, utilizar a mesma dose de Zoylex recomendada para adultos, e para crianças com menos de 2 anos de idade, a metade desta dose.
Para o tratamento da catapora em crianças com até 2 anos de idade, recomenda-se a dose
de 20mg/Kg de Zoylex, 4 vezes ao dia , por 5 dias. O tratamento terá melhores resultados se iniciado até 24 horas, após o surgimento das primeiras erupções.

*Pacientes com deficiência renal:
Em pacientes com deficiência da função renal, o tratamento das infecções por Herpes simplex, com as doses orais recomendadas, não resultará em acúmulo de Zoylex acima dos níveis estabelecidos por infusão intravenosa. Porém, para pacientes com deficiência renal grave (depuração de creatinina inferior a 10mL/min), recomenda-se que a dose seja reduzida para 200mg de Zoylex, a cada 12 horas.
Para o tratamento das infecções por Varicella zoster em pacientes com insuficiência renal grave, recomenda-se 800mg de Zoylex , de 6 a 8 horas.

*Dose em idosos:
Em pacientes idosos, o clearance corporal total de Zoylex declina, paralelamente, ao clearance da creatinina. Deve-se manter uma hidratação adequada do paciente, quando se faz uso de doses altas deste medicamento.
Para portadores de deficiência renal, recomenda-se a redução cautelosa da dose.

Via intravenosa:
A dose necessária de Zoylex Injetável deve ser administrada por infusão intravenosa lenta, durante 1 hora. A duração do tratamento com Zoylex Injetável é de, normalmente, 5 dias, ou conforme critério médico. O tratamento de encefalite causada por Herpes simplex tem, geralmente, a duração de 10 dias.

*Dose em adultos:

Indicações            Condição imunológica    Dose
__________________________________________________________
infecção causada por        normal ou         5mg/Kg a cada 8 h    
Herpes simplex            imunocomprometida    

infecção recorrente        normal            5mg/Kg a cada 8 h
causada pela
Varicella zoster    
    
infecção primária e         imunocomprometida    10mg/Kg a cada 8 h    
recorrente causada pela
Varicella zoster    

encefalite causada por         normal ou         10mg/Kg a cada 8 h     
Herpes simplex            imunocomprometida


Zoylex Injetável deve ser administrado com cautela em pacientes com insuficiência renal. Assim, as seguintes modificações de dosagem são recomendadas:

Depuração de creatinina        Dose
__________________________________________________________
25 a 50mL/min            5 ou 10mg/Kg a cada 12 h    

10 a 25mL/min            5 ou 10mg/Kg a cada 24 h    

0 (anúrico) a 10mL/min        Em pacientes sob contínua
 diálise peritoneal de ambulatório
                ou sob hemodiálise, a dose de
                5 ou 10mg/Kg deve ser dividida e
                administrada a cada 24 h.
                Em pacientes sob hemodiálise,
                a administração deve ser feita
                após a diálise.    

*Dose em crianças:
A dose de Zoylex Injetável, para crianças com idade entre 3 meses a 12 anos, é calculada com base na área de superfície corporal.
Em crianças com infecção causada pelo Herpes simplex, exceto encefalite, ou infecções causadas pela Varicella zoster, Zoylex Injetável deve ser administrado em doses de 500mg/m2 de área de superfície corporal, a cada 8 horas, se não houver insuficiência renal.

Reconstituição e Administração de Zoylex

Solução injetável:Zoylex Injetável deve ser reconstituído, adicionando-se Água Estéril para Injeções ou Solução de Cloreto de Sódio 0,9‰. Deve-se adicionar 10mL a cada frasco-ampola de 250mg, o que produzirá uma solução contendo 25mg de Aciclovir por mL.
Após a reconstituição, Zoylex Injetável pode ser administrado diretamente por via intravenosa, durante o período de 1 hora, através de uma bomba de infusão de velocidade controlada ou ser diluído ainda mais, para administração por infusão.
No caso de infusão intravenosa, cada frasco-ampola de Zoylex Injetável deve ser reconstituído e depois, total ou parcialmente (dependendo da dose necessária), adicionado e misturado com um líquido para infusão, em quantidade adequada, para se obter uma concentração máxima de 0,5‰ p/v de Aciclovir. Assim sendo, cada frasco-ampola contendo 250mg de Aciclovir reconstituído deve ser adicionado a pelo menos 50mL de líquido para infusão.
Quando assim diluído, sabe-se que Zoylex Injetável é compatível com os líquidos para infusão abaixo relacionados e permanece estável, por até 12 horas, quando mantido sob temperatura ambiente (25 ºC):
*Solução de Cloreto de Sódio para Infusão Intravenosa (0,45‰ e 0,9‰ p/v).
*Solução de Cloreto de Sódio para Infusão Intravenosa (0,18‰ p/v) e Glicose (4‰ p/v).
*Solução de Cloreto de Sódio para Infusão Intravenosa (0,45‰ p/v) e Glicose (2,5‰ p/v).
*Solução Composta Sódio-Lactose para Infusão Intravenosa (Solução de Hartmann).
Depois de adicionar Zoylex Injetável a uma solução para infusão, a mistura deve ser bem homogenizada, antes de ser administrada.
A reconstituição ou diluição deve ser feita imediatamente antes da administração e, uma vez que não há qualquer conservante, qualquer porção de solução não utilizada deve ser descartada. Na ocorrência de turvação ou cristalização da solução, antes ou durante a infusão, a mistura deve ser descartada. A solução não deve ser refrigerada.

Comprimidos:
Os comprimidos de Zoylex devem ser administrados por via oral.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interromper o tratamento sem o conhecimento de seu médico.

Superdosagem de Zoylex

Zoylex Comprimidos é apenas parcialmente absorvido pelo trato gastrintestinal e por isso, é pouco provável que ocorram efeitos tóxicos graves com a ingestão de doses altas em uma única administração.
Zoylex Injetável, quando em alguns episódios, foi administrado inadvertidamente em doses únicas de 80mg/Kg, não foi observada a ocorrência de efeitos adversos.
Nos casos onde ocorrer superdosagem de Zoylex, o paciente deve ficar sob rigorosa supervisão médica.
Zoylex é dialisável.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.