Xilodase®
Lidocaína, sulfato de neomicina, hialuronidase
Formas Farmacêuticas e Apresentações de Xilodase
Pomada - Uso tópicoApresentação: bisnagas com 15 g e 30 g (acompanhada de aplicadores descartáveis e dedeiras)
USO ADULTO E PEDIÁTRICO
Composição de Xilodase
Cada grama contem:
Hialuronidase .................... 50 UTR
Lidocaína .................... 50 mg
Sulfato de Neomicina .................... 5 mg
Excipientes* q.s.p. .................... 1 g
* Excipientes: Metilparabeno, Propilparabeno, Propilenoglicol, Agua deionizada e Polietilenoglicol.
Informações ao Paciente de Xilodase
Ação esperada do medicamento: ® é uma pomada com ação antiedematosa, antiinfecciosa e anestésica local.Cuidados de armazenamento: Manter a bisnaga bem fechada, em sua embalagem original, na temperatura ambiente (entre 15 e 30?C).
Prazo de validade: ão utilize medicamento com a validade vencida. O prazo de validade de XILODASE® esta impresso na embalagem e e de 36 meses apos a data de fabricação.
Gravidez e lactação: Informe ao seu medico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou apos o seu termino. Informar ao medico se esta amamentando.
Cuidados de administração: Siga a orientação do seu medico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Interrupção do tratamento: Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu medico.
Reações Adversas: Informe ao seu medico o aparecimento de reações desagradáveis.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Utilização concomitante com outras substâncias: Não utilize outros medicamentos juntamente com XILODASE®, a não ser por exclusiva indicação medica.
Contra-indicações e precauções: Informe seu medico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do inicio ou durante o tratamento.
Não deve ser usado em pacientes alérgicos aos componentes da formula.
O uso tópico de antibiótico pode ocasionalmente favorecer o crescimento de microorganismos não suscetíveis, como fungos. Excepcionalmente você poderá apresentar sensibilidade durante o uso do produto.
Durante o tratamento, visite regularmente seu medico e realize os exames complementares solicitados.
Riscos da auto-medicação:
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO; PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.
Informações Técnicas de Xilodase
XILODASE® é uma pomada antiedematosa, antiinfecciosa e anestésica local, em cuja formulação associa a Neomicina, a Lidocaína e a Hialuronidase, em uma base de polietilenoglicois, que facilitam a absorção percutânea dos princípios ativos.
A Hialuronidase é uma enzima extraída dos testículos bovinos, que age por despolimerização do acido hialurônico, um mucopolissacarídeo, componente essencial da substancia fundamental do tecido conjuntivo.
A Hialuronidase e um fator de difusão enzimático. A Hialuronidase facilita a difusão de varias substancias através da pele e acelera os processos de reparação cutânea, devido a ativação das trocas nutritivas locais, provocadas pelo aumento de difusibilidade dos líquidos.
A Hialuronidase reduz o edema anal pós-operatório e o prurido anal, por meio da sua ação tópica, diminuindo o edema intersticial.
A Lidocaína proporciona uma eficaz analgesia local, sendo praticamente desprovida de ação irritante sobre os tecidos. A Lidocaína estabiliza a membrana neuronal e impede o inicio e a condução dos impulsos nervosos, instalando assim a ação anestésica local. A duração do efeito anestésico e muito superior a da
procaína, e a ação do anestésico é extremamente rápida.
A Lidocaína tópica tem a segurança e a eficacia comprovadas, pois e utilizada há mais de 4 décadas.
A Neomicina e um antibiótico bactericida que age sobre grande parte de microorganismos gram-positivos e gram-negativos, responsáveis por infecções cutâneo-mucosas. A Neomicina possui um espectro de atividade antibacteriana maior do que o da penicilina, estreptomicina e bacitracina. Na forma de sulfato e muito estável, e não é inativada pelo pus, exsudatos, produtos do metabolismo bacteriano ou por enzimas.
A Neomicina e um aminoglicosídeo que, transportado ativamente através da membrana bacteriana, inibe a síntese proteica. A Neomicina não é absorvida através da pele intata, mas pode ser facilmente absorvida através de grandes regiões expostas, queimadas ou com tecido de granulação.
Indicações de Xilodase
Nas afecções do trato anorretal, XILODASE® esta indicada no tratamento das hemorróidas, fissura e prurido anal e no pós-operatório de hemorroidectomia.No tratamento das irritações da pele e das infecções cutâneas causadas por germes sensíveis a ação da neomicina.
Contra-Indicações de Xilodase
Pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula.
Precauções de Xilodase
O uso tópico de antibiótico pode, ocasionalmente, favorecer o crescimento de microorganismos não suscetíveis, como fungos.Excepcionalmente poderá ocorrer casos de sensibilidade.
Interações Medicamentosas de Xilodase
XILODASE® não deve ser aplicada com outros produtos, pois a sua ação pode ser prejudicada. Os curativos, quando usada no pós-operatório, devem ser feitos antes da aplicação da pomada.
Reações Adversas de Xilodase
Ainda não são conhecidas a intensidade e freqüência das reações adversas.Posologia e Modo de Usar de Xilodase
Uso tópico: ser aplicada a intervalos regulares, durante o dia, de preferencia. Se a superfície a tratar estiver aberta, ou houver cisão da pele, deve-se usar a pomada em pequenas camadas de cada vez, pois o seu efeito nao depende da quantidade empregada e sim da continuidade do tratamento, que deve ser renovado a medida que se tomar necessário em cada caso.
Afecções internas (anorretal): aplicação profunda de pomada, apos evacuação previa, 2 ou 3 vezes ao dia, ate melhora dos sintomas; continuar o tratamento com uma aplicação, de preferencia ao deitar.
Instrução de Uso (Aplicação Retal de Xilodase
Retire a tampa da bisnaga e atarraxe o aplicador, introduzindo-o a seguir, delicadamente, no anus. Através de leve pressão sobre a bisnaga, a pomada flui uniformemente. A seguir desatarraxar o aplicador e tampar novamente a bisnaga.
Conduta na Superdosagem de Xilodase
Não há relatos de superdose com a pomada XILODASE®. Nos casos de aplicação exagerada e sobre grandes áreas, podem ocorrer reações de sensibilidade que devem ser tratadas com anti-histaminicos, observando-se os sinais vitais.
SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR; NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.
Nº Lote; Data de Fabricação e Validade: vide Cartucho.
MS - 1.0118.0037
Farmacêutico Responsável:
Dr. Eduardo Sérgio Medeiros Magliano
CRF-SP nº
APSEN FARMACÊUTICA S/A
Rua La Paz, nº /67 - Santo Amaro
CEP 04755-020 - São Paulo - SP
CNPJ 62.462.015/0001-29
Indústria Brasileira