Cilazapril + Hidroclorotiazida
Anti-Hipertensivo, Inibidor da enzima Conversora
da Angiotensina (ECA) e Diuréticos
Identificação do Produto de Vascase Plus
Nomes genéricos
Cilazapril + Hidroclorotiazida
Forma Farmacêutica e Apresentação de Vascase Plus
Comprimidos (ranhurados) caixas com 2 8
USO ADULTO
Composição de Vascase Plus
Cada comprimido de Vascase® Plus contém 5 mg de cilazapril + 12,5 mg de hidroclorotiazida.
Informação ao Paciente de Vascase Plus
O Produto de Vascase Plus
O Vascase® Plus contém em sua formulação duas substâncias: o cilazapril, um agente anti-hipertensivo e a hidroclorotiazida, um diurético. É indicado para o tratamento da pressão alta. Geralmente é bem aceito mas, às vezes, podem surgir durante o tratamento sintomas como: náuseas, dor de cabeça, vertigens, sensação de fraqueza, tosse, vermelhidão na pele.
Pode ocorrer hiperglicemia em pacientes diabéticos, pela presença do componente diurético hidroclorotiazida na formulação do produto. Caso isso ocorra, o médico deverá ajustar a dose de insulina ou recomendar o uso de agentes hipoglicemiantes.
Queda da pressão arterial caracterizada por tontura ou escurecimento de vista pode surgir em pacientes em tratamento com Vascase® Plus. Nesses casos, recomenda-se que o paciente fique deitado e logo que possível entre em contato com o seu médico.
Como Usar Vascase® Plus de Vascase Plus
O Vascase® Plus só deve ser usado quando receitado pelo médico. Este medicamento é bem tolerado pela maioria dos pacientes, porém, informe seu médico:
Se estiver tomando outros medicamentos e quais são eles. Não use e não misture remédios por conta
própria;
Vascase® Plus não deve ser administrado a mulheres grávidas;
Caso ocorra gravidez durante o tratamento com Vascase® Plus, informe imediatamente a seu médico;
Mulheres que estejam amamentando devem informar o médico desta condição, antes de iniciar o
tratamento com Vascase® Plus.
A Dose de Vascase Plus
Somente o médico sabe a dose ideal de Vascase® Plus para o seu caso. Não mude a dose por sua conta.
É possível que o seu médico tenha receitado uma dose menor e lhe tenha solicitado observar como reage ao tratamento. Assegure-se de que você está seguindo estas instruções.
Os comprimidos devem ser tomados com um pouco de líquido, sempre às mesmas horas, todos os dias.
Quando Suspender o Tratamento de Vascase Plus
Seu médico sabe o momento ideal para suspender o tratamento.
Prazo de Validade e Cuidados de Conservação de Vascase Plus
A data de fabricação e o prazo de validade do Vascase® Plus estão impressos na embalagem externa do produto. O produto deve ser mantido em local fresco.
O uso de remédios com prazo de validade vencido não é recomendável.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.
Informação Técnica de Vascase Plus
Propriedades e Efeitos de Vascase Plus
Vascase® Plus é uma combinação de cilazapril (um inibidor da enzima conversora da angiotensina) e de hidroclorotiazida (um diurético tiazídico). Quando combinados, os efeitos anti-hipertensivos do cilazapril e da hidroclorotiazida são aditivos, resultando em melhor resposta anti-hipertensiva do que a dos dois componentes administrados isoladamente.
Vascase® Plus é altamente eficaz no tratamento da hipertensão e seu efeito se mantém durante 24 horas.
O cilazapril é convertido em seu metabólito ativo, o cilazaprilato, um inibidor específico de longa ação, da
enzima conversora da angiotensina (ECA) que suprime o sistema renina - angiotensina - aldosterona induzindo, dessa forma, uma redução das pressões sistólica e diastólica sem alterações da freqüência cardíaca e sem provocar hipotensão ortostática.
A hidroclorotiazida é um diurético que aumenta a atividade da renina plasmática e a secreção da aldosterona resultando na diminuição do potássio sérico. O cilazapril, por bloqueio do eixo angiotensina/aldosterona, atenua a perda do potássio associada com o uso do diurético.
Embora o cilazapril seja, isoladamente, um agente anti-hipertensivo, o uso em associação com a
hidroclorotiazida resulta em uma maior redução da pressão arterial através de mecanismos complementares.
Farmacocinética de Vascase Plus
Após administração oral do Vascase® Plus, o cilazapril é absorvido e rapidamente convertido em sua forma
ativa, o cilazaprilato. A biodisponibilidade do cilazaprilato, baseada em dados obtidos em exames de urina, é de aproximadamente 60%. Concentrações plasmáticas máximas são alcançadas dentro de duas horas. O
cilazaprilato é eliminado sob forma inalterada pelos rins com uma meia-vida, responsável pelo acúmulo da
droga, de nove horas.
A hidroclorotiazida é rapidamente absorvida após administração oral de Vascase® Plus. Concentrações
plasmáticas máximas são alcançadas duas horas após a administração. A biodisponibilidade da
hidroclorotiazida, após administração oral, baseada em dados obtidos em exames de urina, é de
aproximadamente 65%. A hidroclorotiazida é eliminada de forma inalterada pelos rins, com uma meia vida de 7 a 11 horas.
Os valores de AUC aumentam proporcionalmente para o cilazaprilato e a hidroclorotiazida à medida em que se aumentam as doses de cilazapril e hidroclorotiazida. Os parâmetros farmacocinéticos do cilazaprilato não são alterados quando se aumentam as doses da hidroclorotiazida. A administração concomitante de cilazapril com a hidroclorotiazida não altera a biodisponibilidade do cilazaprilato, do cilazapril ou da hidroclorotiazida. A ingestão de alimentos junto com a administração de cilazapril e hidroclorotiazida retarda o Tmax do cilazaprilato em 1,5 horas, reduz a Cmax em 24%, retarda o Tmax da hidroclorotiazida em 1,4 horas, e reduz a Cmax em 14%, sem afetar a biodisponibilidade de ambas as drogas como demonstrado pelo valor de AUC ( 0 24) indicando que há uma influência na taxa mas não na extensão da absorção.
Indicações de Vascase Plus
Tratamento da hipertensão arterial essencial em pacientes que não estabilizaram sua pressão com o uso individual das duas drogas (cilazapril e hidroclorotiazida).
Posologia e Administração de Vascase Plus
Posologia padrão para adultos: Vascase® Plus deve ser administrado uma vez ao dia. Como a ingestão de
alimentos não apresenta uma influência clinicamente significativa em sua absorção, o Vascase® Plus pode ser administrado antes ou após as refeições. A dose deve ser tomada sempre à mesma hora do dia.
Instruções Posológicas Especiais de Vascase Plus
Pacientes com insuficiência renal: Quando se faz necessária terapia diurética concomitante em pacientes com insuficiência renal grave, é preferível usar um diurético de alça, ao invés de tiazídicos, associado ao cilazapril; portanto, o uso de Vascase® Plus não é recomendado para pacientes portadores de insuficiência renal severa.
Pacientes sob terapia com diuréticos: Em pacientes que vem sendo tratados com diuréticos, ocasionalmente pode ocorrer hipotensão sintomática após a dose inicial de cilazapril.
Para reduzir a possibilidade de hipotensão os diuréticos devem, se possível, ser descontinuados 2 ou 3 dias antes do início do tratamento com cilazapril. Se a descontinuação do diurético não for possível, o paciente deve ser monitorizado por várias horas após a tomada, até a estabilização da pressão arterial.
Pacientes idosos: Os estudos clínicos demonstraram que a eficácia e a tolerabilidade da associação cilazapril e hidroclorotiazida, administrada concomitantemente, é similar em pacientes jovens ou idosos.
Uso em pediatria: Não é recomendável o uso de Vascase® Plus em crianças, uma vez que a segurança e a eficácia do produto não foram estabelecidas em crianças.
Contra-Indicações de Vascase Plus
O Vascase® Plus está contra-indicado em pacientes hipersensíveis ao cilazapril ou a quaisquer inibidores da ECA, a diuréticos tiazídicos ou outras drogas derivadas da sulfonamida, em pacientes com antecedentes de edema angioneurótico relacionado a qualquer inibidor da ECA e pacientes com anúria.
O Vascase® Plus está contra-indicado na gravidez. Os inibidores da ECA atravessam a placenta e presume-se que possam causar distúrbios no sistema de regulação da pressão sangüínea do feto.
Foram relatados em recém-nascidos oligohidrâmnios, bem como hipotensão e oligúria/anúria. Também foram descritos casos isolados de defeitos de ossificação do crânio. Quando administrado durante a gravidez, foi observado aumento na incidência de partos prematuros e de recém-natos de baixo peso.
Precauções de Vascase Plus
Gerais
Vascase® Plus não deve ser utilizado por pacientes com estenose aórtica ou obstrução da via de saída do ventrículo esquerdo.
Neutropenia
Raramente foi observada neutropenia associada ao uso de Vascase® Plus. Aconselha-se controle periódico na contagem de leucócitos especialmente em pacientes portadores de colagenases e nefropatas.
Renal
A inibição do sistema renina-angiotensina-aldosterona pode causar alterações renais em pacientes predispostos. Em pacientes com insuficiência cardíaca congestiva severa nos quais a função renal pode
depender da atividade do sistema renina-angiotensina-aldosterona, o tratamento com inibidores da ECA
isoladamente ou em combinação com a hidroclorotiazida, incluindo o Vascase® Plus, pode estar associado
com oligúria e/ou azotemia progressiva resultando, embora raramente, em insuficiência renal aguda.
Em pacientes hipertensos com estenose da artéria renal unilateral ou bilateral, pode ocorrer aumento da
uréia e da creatinina sérica durante o uso de Vascase® Plus. Portanto, nestes pacientes, a função renal deve ser monitorizada durante as primeiras semanas de tratamento . Este fenômeno é geralmente reversível e desaparece quando da descontinuação de Vascase® Plus.
Alguns pacientes hipertensos que aparentemente não tinham doença vascular renal pré-existente
apresentaram aumentos da uréia e da creatinina sérica, em geral leves e de caráter transitório,
especialmente quando o cilazapril foi administrado concomitantemente com um diurético. A ocorrência deste fato é mais provável em pacientes com insuficiência renal pré-existente. Caso isto ocorra durante o
tratamento, o uso de Vascase® Plus deve ser descontinuado.
A avaliação dos pacientes hipertensos deve sempre incluir testes da função renal.
Hepática
Vascase® Plus deve ser utilizado com cautela por pacientes com insuficiência hepática ou doença hepática progressiva, uma vez que qualquer alteração de volume e equilíbrio eletrolítico pode precipitar coma hepático.
Pacientes com disfunção hepática devem ser monitorizados cautelosamente.
Potássio sérico
A hipopotassemia causada pela hidroclorotiazida é, geralmente, atenuada pelo efeito do cilazapril.
Estudos clínicos demonstraram que raramente observou-se hiperpotassemia durante o uso de Vascase® Plus
Fatores de risco para o desenvolvimento de hiperpotassemia incluem: insuficiência renal, diabetes mellitus e o uso concomitante de diuréticos poupadores de potássio, suplementos de potássio e/ou substitutos de sal que contenham potássio que, quando utilizados, devem ser feitos com cautela em conjunto com o Vascase® Plus. É aconselhável monitorização freqüente dos níveis de potássio sérico se estes fatores de risco estiverem presentes.
Lítio
Não se deve utilizar o lítio em associação com inibidores da ECA e diuréticos uma vez que estes agentes
reduzem o clearance renal do lítio e aumentam o risco de toxicidade.
Cirurgia, anestesia
Em pacientes que deverão ser submetidos a grandes cirurgias ou anestesias com agentes hipotensores,
Vascase® Plus pode bloquear a formação de angiotensina II conseqüente à liberação compensatória de renina.
Se ocorrer hipotensão, que seja considerada decorrente deste mecanismo, esta poderá ser tratada com
expansores de volume.
Efeitos endócrinos e metabólicos
Os tiazídicos podem diminuir a excreção do cálcio urinário causando elevação intermitente ou leve do cálcio sérico na ausência de doença conhecida do metabolismo de cálcio.
Hipercalcemia acentuada pode ser uma evidência de hiperparatiroidismo subclínico. Os tiazídicos devem ser descontinuados antes da realização de testes de função da paratireóide.
Hiperuricemia pode ocorrer ou gota aguda pode ser precipitada em pacientes diabéticos sob o uso de
diuréticos tiazídicos. Entretanto, o cilazapril presente na formulação do Vascase® Plus pode atenuar o efeito hiperuricêmico da hidroclorotiazida.
Hiperglicemia pode ocorrer em pacientes diabéticos sob o uso de diuréticos tiazídicos o que pode ocasionar ajustes na dose de insulina ou tornar necessário o uso de agentes hipoglicemiantes orais. Durante terapia tiazídica pode se manifestar diabetes mellitus latente.
Edema angioneurótico/hipersensibilidade
Foi relatado edema angioneurótico em pacientes sob tratamento com inibidores da ECA assim como sob
Vascase® Plus.
Caso ocorra edema angioneurótico das extremidades, face, lábios, língua, glote e/ou laringe, o tratamento com Vascase® Plus deve ser imediatamente descontinuado e o paciente deve ser acompanhado de perto até o edema desaparecer. O edema angioneurótico associado com edema de laringe pode ser fatal. Se houver envolvimento da língua, glote ou laringe que possa precipitar uma obstrução das vias aéreas superiores, deve-se instituir tratamento apropriado. A ocorrência de edema angioneurótico envolvendo outros locais anatômicos não requer tratamento específico, embora anti-histamínicos tenham se revelado benéficos no alívio dos sintomas.
Reações de sensibilidade podem ocorrer em pacientes com ou sem história de alergia ou asma brônquica com o uso de tiazídicos.
Lactação
Desconhece-se se o cilazaprilato passa para o leite materno, porém, estudos em animais indicam a presença de cilazaprilato no leite da rata em concentrações semelhantes às do plasma. A hidroclorotiazida passa para o leite materno. Portanto, em casos onde o uso de Vascase® Plus é essencial para a lactante, a amamentação deve ser suspensa.
Reações Adversas de Vascase Plus
O Vascase® Plus é, em geral, bem tolerado. Na maioria dos casos, os efeitos adversos foram transitórios, em grau moderado ou leve, não sendo necessária a interrupção do tratamento. Nos estudos clínicos realizados com o Vascase® Plus não foram observados efeitos adversos peculiares à associação. Reações adversas que ocorreram em menos de 2% do total de pacientes tratados incluem cefaléia, vertigem, fadiga e tosse. Como ocorre com outros inibidores da ECA foi relatado edema angioneurótico, embora de incidência rara em pacientes sob o uso de cilazapril (vide "Precauções").
Achados Laboratoriais de Vascase Plus
Alterações clinicamente relevantes nos valores dos testes laboratoriais possíveis ou provavelmente relacionados ao tratamento com Vascase® Plus muito raramente têm sido observadas. Foram relatadas
incidência aumentada de neutropenia/leucopenia, elevação das enzimas hepáticas e diminuição do sódio
sérico. Entretanto, em estudos clínicos controlados observou-se uma menor incidência global de
anormalidades clínicas laboratoriais com o uso de Vascase® Plus em relação ao placebo. Nenhum dos
pacientes tratados com Vascase® Plus necessitou descontinuar o tratamento devido a anormalidades
laboratoriais.
Interações Medicamentosas de Vascase Plus
O uso concomitante de Vascase® Plus com um antiinflamatório não esteróide pode reduzir os efeitos
anti-hipertensivos do produto.
Conduta na Superdosagem de Vascase Plus
Não se dispõe de informações específicas sobre o tratamento de superdosagem com Vascase® Plus. O
tratamento deve ser interrompido e o paciente rigorosamente monitorizado. Em casos que ocorra
superdosagem, medidas sintomáticas e de suporte devem ser empregadas. Entre estas medidas sugere-se
indução de vômitos e/ou lavagem gástrica, correção da desidratação, desequilíbrio eletrolítico e hipotensão através de procedimentos estabelecidos. O cilazapril e o cilazaprilato são parcialmente eliminados através de hemodiálise. A hemodiálise é mais eficaz nas primeiras horas após a ingestão quando os níveis plasmáticos das drogas são mais elevados.
ATENÇÃO: ESTE É UM NOVO MEDICAMENTO E EMBORA AS PESQUISAS REALIZADAS TENHAM
INDICADO EFICÁCIA E SEGURANÇA QUANDO CORRETAMENTE INDICADO, PODEM OCORRER
REAÇÕES ADVERSAS AINDA NÃO DESCRITAS OU CONHECIDAS. EM CASO DE SUSPEITA DE
REAÇÃO ADVERSA O MÉDICO DEVE SER NOTIFICADO.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA.