Revisado clinicamente por: Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309). Atualizado em: 30 de julho de 2025.
Composição da Uroxina Cápsulas
cápsulas com 470 mg de ácido pipemídicotriidratado equivalente a 400 mg de ácido pipemídico e cápsulas contendo 235 mg do ácido pipemídico triidratado equivalente a 200 do ácido pipemídico.
Posologia e Administração da Uroxina Cápsulas
segundo estudos clínicos dose para adultos é de 800 mg (2 cápsulas de Uroxina 400 mg ou 4 cápsulas de Uroxina 200 mg), divididas em 2 tomadas pela manhã e à noite durante 10 dias. Deve-se assegurar diurese satisfatória mediante apropriada ingestão de líquidos durante a terapêutica. Como o medicamento conserva sua atividade mesmo com variações de pH entre 5 e 9 não é necessário o ajustamento do mesmo na urina. Em caso de infecções crônicas ou recidivantes o medicamento pode ser administrado por período superior a 10 dias.
Precauções da Uroxina Cápsulas
em razão dos riscos de eventual fotossensibilização é recomendável reduzir a exposição do paciente ao sol durante o tratamento. A Uroxina deve ser administrada com prudência durante os três primeiros meses e o último mês da gravidez. No período de aleitamento materno, Uroxina deve ser administrado com cautela, pois foram encontrados traços de ácido pipemídico no leite materno.
Reações Adversas da Uroxina Cápsulas
Uroxina em geral é bem tolerada. Em casos isolados foram, no entanto, observadas manifestações alérgicas (prurido, rash cutâneo) em indivíduos predispostos e distúrbios gástricos que, todavia, não obrigaram a suspensão do tratamento. Nos pacientes idosos, excepcionalmente podem ocorrer manifestações neurossensoriais, caracterizadas por vertigens e alteração de equilíbrio, que desaparecem com a suspensão do tratamento.
Contra-Indicações da Uroxina Cápsulas
não administrar Uroxina a crianças até que experiência clínica neste grupo etário estabeleça a segurança.
Indicações da Uroxina Cápsulas
tratamento de infecções urinárias causadas por germes sensíveis ao ácido pipemídico.