Revisado clinicamente por: Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309). Atualizado em: 30 de julho de 2025.
Composição de Ultraproct
cada grama de pomada contém: 21-pivalato defluocortolona 0,92 mg, 21 caproato de fluocortolona 0,95 mg, cloridrato de cinchocaína 5 mg e undecilato de clemizol 10 mg. Cada supositório contém: 21-pivalato de fluocortolona 0,61 mg, 21-caproato de fluocortolona 0,63 mg, cloridrato de cinchocaína 1 mg, undecilenato de clemizol 5 mg.
Posologia e Administração de Ultraproct
pomada: 1 ou 2 aplicações tópicas ao dia. Casos mais graves, até 4 aplicações, em camada fina, no primeiro dia de tratamento. Supositórios: 1 supositório ao dia. Casos mais graves, 2 ou 3 supositórios no primeiro dia de tratamento. Após remissão dos sintomas, é conveniente manter a aplicação de 1 supositório de 2 em 2 dias, durante uma semana, a fim de prevenir recidivas. No entanto, a duração do tratamento não deveria ultrapassar 4 semanas.
Precauções de Ultraproct
nas afecções micóticas e necessário associar uma terapêutica específica. Em principio, durante o primeiro trimestre da gestação, os corticóides tópicos não deveriam ser empregados. - Efeitos secundários: quando o tratamento prolonga-se por mais de 4 semanas, não pode ficar excluída a possibilidade de que apareçam manifestações secundárias locais, como por exemplo: atrofias cutâneas. Após o uso do produto, podem aparecer, em casos isolados, reações alérgicas cutâneas.
Contra-Indicações de Ultraproct
processos tuberculosos ou luéticos na região a ser tratada; afecções viróticas (ex.: vacínia, varíola, varicela).