Bula Original ROVAMICINA 500 mg

Composição da Rovamicina

cada comprimido revestido contém: espiramicina1,5 M.U.I., excipientes q.s.p. 1 comprimido. Excipientes: lactose, sílica hidratada, estearato de magnésio, amido de trigo, metilhidroxipropilcelulose, polioxietilenoglicol 20000, água, álcool.

Posologia e Administração da Rovamicina

a posologia indicada é de: 4 a 6 comprimidos ao dia, divididos em 2 ou 3 tomadas ao dia. Profilaxia da meningite meningocócica: 3,0 M.U.I./12 horas. Somente o seu médico poderá indicar a posologia mais conveniente para o seu caso. Os comprimidos devem ser ingeridos sem mastigar, com um copo de líquido. Em todos os casos deve-se obedecer rigorosamente a orientação do seu médico. - Superdosagem: este medicamento pertence ao grupo de antibióticos macrolídeos, para os quais foram relatados os seguintes sinais e sintomas de superdosagem: náuseas, vômitos, diarréia e dor epigástrica relacionada com a dose. Para esse grupo de medicamentos, o tratamento da superdosagem consiste na proteção das vias aéreas, manutenção da ventilação e perfusão do paciente. Em caso de ingestão acidental de quantidades excessivas, o emprego de carvão ativado tem sido mais eficaz do que a indução da êmese ou lavagem gástrica. Entretanto, até o momento, não relatou-se nenhum caso com a espiramicina.

Precauções da Rovamicina

a fim de evitar eventuais interações com outros medicamentos, é necessário informar ao seu médico sobre qualquer outro medicamento que esteja sendo administrado. A amamentação deve ser interrompida durante a administração de Rovamicina. A ausência de eliminação renal da molécula ativa faz com que em caso de insuficiência renal, não haja necessidade de modificação da posologia. - Interações medicamentosas: não foram relatadas até o momento, interações medicamentosas, particularmente com teofilina e alcalóides vasoconstritores do ergô (ergotamina, diidroergotamina).

Reações Adversas da Rovamicina

como todo produto ativo, este medicamento poderá ter efeitos mais ou menos desagradáveis, podendo, por vezes, obrigar a interrupção do medicamento em determinadas pessoas: náuseas, vômitos, diarréias; manifestações alérgicas cutâneas.

Contra-Indicações da Rovamicina

alergia comprovada aos macrolídeos.

Indicações da Rovamicina

infecções por microorganismos sensíveis à espiramicina, como os que causam: manifestações otorrinolaringológicas, broncopulmonares, cutâneas, genitais (em particular prostáticas), ósseas e estomatológicas. Em determinados casos, na profilaxia de meningite meningocócica. Na quimioprofilaxia de recaída de reumatismo articular agudo em pacientes alérgicos à penicilina. Na toxoplasmose, em mulheres grávidas.

Apresentação da Rovamicina

caixas com 16 comprimidos a 1,5 M.U.I. (equivalente a 500 mg).


O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.