QUINICARDINE
Sulfato de quinidina
QUINICARDINE prolonga o período refretario do miocárdio; opõe-se à fibrilação; diminui a excitabilidade e a força das contrações miocárdicas; retarda a condução; este efeito manifesta-se no eletrocardiograma pelo prolongamento do intervalo P-R (condução auricular) e do QRS (condução intraventricular); prolonga a sístole ventricular (alongamento de QT) com as doses habitualmente empregadas em terapêutica; não há em geral modificações apreciáveis da contratilidade ventricular; não se acumula; em 12 horas a maior parte de uma dose elevada de quinidina é eliminada.
Fórmula de Quinicardine
Sulfato de quinidina 0,20 g; excipiente q.s.p. um comprimido de 0,30 g.
Indicações de Quinicardine
Fibrilação auricular, flutter auricular, taquicardia paroxística de Bouveret, taquicardia dos corações irritáveis e dos basedowianos. Arritmia extra-sistólica. Tratamento de manutenção após o regresso ao ritmo sinusal por contrachoque elétrico.
Contra-Indicações de Quinicardine
Insuficiência cardíaca irredutível. Bradicardia por dissociação auriculoventricular. Enfarte do miocárdio acompanhado de um estado de choque acentuado. Tendência para as síncopes. Endocardite infecciosa.
Posologia de Quinicardine
Segundo critério médico. Em geral 4 comprimidos ao dia no caso de manutenção.
Apresentação de Quinicardine
Caixa contendo 20 comprimidos.
BARRENNE Indústria Farmacêutica Ltda.