Hiperplasia Prostática Benigna
Nome Genérico de Prostide
FinasteridaComposição de Prostide
Comprimidos revestidos de 5 mg de finasterida.- INFORMAÇÕES TÉCNICAS:
Inibidor competitivo da enzima 5-alfa-redutase, que impede a conversão da testosterona para diidrotestosterona (DHT), não afetando a ligação da testosterona ou DHT ao receptor androgênico e não tendo efeitos feminilizantes, sobre a massa muscular e a fertilidade. A proporção testosterona/DHT é aumentada no soro dos pacientes tratados com PROSTIDE e retorna ao normal cerca de após 14 dias da descontinuação da droga, sem alterações no nível dos hormônios luteinizante (LH) e folículo-estimulante (FSH), cortisol ou estradiol. Há redução dos níveis de DHT plasmática e do antígeno prostático específico (PSA).
- INDICAÇÕES:
Tratamento e controle da hiperplasia prostática benigna com a regressão da próstata hipertrofiada.
Contra-Indicações de Prostide
Uropatia obstrutiva; câncer prostático (antes de se iniciar a terapia com Finasterida deve-se eliminar a possibilidade de câncer na próstata), que deve ser monitorizado durante o tratamento. Contra-indicado em mulheres.- PRECAUÇÕES: Companheiras de pacientes em tratamento com Finasterida que estão ou possam vir a ficar grávidas devem evitar a manipulação dos comprimidos quebrados, pelo risco da indução de anormalidades do órgãos sexuais dos fetos masculinos.
Os pacientes que apresentam grande volume residual de urina e/ou com severa restrição do fluxo urinário deverão ser cuidadosamente monitorados.
Interações Medicamentosas de Prostide
Não se identificou nenhuma interação medicamentosa clinicamente importante.- REAÇÕES ADVERSAS:
Bem tolerado. Efeitos colaterais mais freqüentes são: disfunção erétil (2,1%), diminuição da libido (1%) e diminuição do volume ejaculado (2,8%).