Revisado clinicamente por: Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309). Atualizado em: 30 de julho de 2025.
Composição de Infectrin F
cada comprimido contém: trimetoprima 160 mg;sulfametoxazol 800 mg.
Posologia e Administração de Infectrin F
adultos e crianças com mais de 12 anos, dose-padrão: 1 comprimido a cada 12 horas. Para o tratamento da gonorréia, administrar 4 comprimidos no primeiro dia e 4 comprimidos no segundo dia. Dose máxima (infecções graves): 11/2 comprimido a cada 12 horas; dose mínima (tratamentos prolongados de mais de 15 dias): 1/2 comprimido a cada 12 horas. Nas infecções agudas Infectrin F deve ser administrado pelo menos durante um período de 5 dias, ou até 48 horas após o desaparecimento dos sintomas. Superdosagem: em casos recentes de superdosagem, efetuar lavagem gástrica e indução de vômito. Para acelerar a eliminação, aumentar a ingestão de líquidos ou promover diurese forçada, com alcalinização da urina. Na ocorrência de reações de hipersensibilidade, pode ser necessário o emprego de corticóides.
Precauções de Infectrin F
em casos de insuficiência renal, a posologia deve ser reduzida ou espaçada, para evitar acúmulo do medicamento, sendo aconselhável a determinação de sua concentração plasmática. Nos tratamentos prolongados aconselha-se controle do hemograma. - Interações medicamentosas: Infectrin F pode prolongar o tempo de protrombina em pacientes que recebam o anticoagulante warfarina. Em diabéticos tratados com antidiabéticos orais pode ocorrer um aumento do efeito hipoglicemiante dessas drogas. Sulfonamidas podem aumentar a toxicidade de metotrexato.
Reações Adversas de Infectrin F
na posologia recomendada, o produto é bem tolerado. Raramente podem ocorrer náuseas, vômitos e erupções cutâneas. Com administração prolongada e posologia excessiva foram observadas alterações hematológicas em alguns casos isolados. Essas alterações desaparecem após a interrupção do tratamento.
Contra-Indicações de Infectrin F
casos de afecções graves do parênquima hepático, discrasias sangüíneas e insuficiência renal grave, quando não se pode determinar regularmente a concentração plasmática do medicamento. Hipersensibilidade a sulfas e trimetoprima; gravidez e lactação. Recomenda-se não administrar o produto a prematuros e recém-nascidos durante as cinco primeiras semanas de vida.
Indicações de Infectrin F
tratamento das infecções causadas por germes sensíveis à associação sulfametoxazol e trimetoprima.