SULFATO DE GENTAMICINA
Creme Dermatológico
Forma Farmacêutica/Apresentação da Garamicina Creme Dermatológico
USO ADULTO E PEDIÁTRICO
Cada grama de GARAMICINA creme dermatológico contém sulfato de gentamicina, equivalente a 1,0 mg (0,1%) de gentamicina, em base não-gordurosa, inodora, incolor e lavável. Componentes inativos: clorocresol, éter cetílico polioxietileno, álcool cetoestearílico, óleo mineral, vaselina branca, fosfato de sódio monobásico diidratado, água purificada.
Bisnaga com 30 gramas.
Informação ao Paciente da Garamicina Creme Dermatológico
GARAMICINA é um antibiótico de amplo espectro, com alta eficácia no tratamento tópico das infecções primária e secundária da pele causadas por bactérias.
Conservar o produto em temperatura entre 2C e 25C, protegido da luz.
O prazo de validade de GARAMICINA creme é de 36 meses e encontra-se gravado em sua embalagem externa. Em caso de vencimento, inutilize o produto.
Informe seu médico a ocorrência de gravidez durante o tratamento ou após seu término. Informar ao médico se está amamentando.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Informar ao médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
GARAMICINA creme é administrada exclusivamente para tratamento de afecções dermatológicas; não sendo indicada para uso ótico/oftálmico.
GARAMICINA creme tem sido usado com êxito em crianças de idade superior a 1 ano.
NÃO USE REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.
Informação Técnica da Garamicina Creme Dermatológico
GARAMICINA (sulfato de gentamicina) é um antibiótico aminoglicosídeo de amplo espectro que proporciona tratamento tópico altamente eficaz em infecções primária e secundária da pele, contra bactérias Gram-negativas: Pseudomonas aeruginosa, Aerobacter aerogenes, Escherichia coli, Proteus vulgariseKlebsiella pneumoniae; e algumas Gram-positivas: Streptococcus, dos grupos alfa-hemolítico e beta-hemolítico,Staphylococcus aureus (coagulase-positivo, coagulase-negativo e certas cepas produtoras de penicilinase).
Indicações da Garamicina Creme Dermatológico
GARAMICINA creme é indicado no tratamento tópico de infecções cutâneas primárias e secundárias, causadas por bactérias sensíveis à gentamicina.
Infecções cutâneas primárias: impetigo contagioso, foliculite superficial, ectima, furunculose, sicose da barba e pioderma gangrenoso.
Infecções cutâneas secundárias: dermatite eczematóide infecciosa, acne pustulosa, psoríase pustulosa, dermatite seborréica infectada, dermatite de contato infectada (incluindo veneno de hera), escoriações infectadas e superinfecções bacterianas em infecções fúngicas e virais.
GARAMICINA creme é indicado também no tratamento de cistos cutâneos infectados e certos abscessos cutâneos, quando precedidos de incisão e drenagem, para promover contato adequado entre o antibiótico e a bactéria infectante. Têm-se obtido bons resultados no tratamento de escaras de decúbito e outras úlceras cutâneas infectadas, queimaduras superficiais infectadas, paroníquia, picadas e mordeduras infectadas, incisões e feridas de pequenas cirurgias.
Os pacientes sensíveis à neomicina podem ser tratados com gentamicina, embora se recomende a observação regular destes pacientes, quando tratados com qualquer antibiótico de uso tópico.
GARAMICINA creme é indicado para lesões úmidas de infecções primárias e lesões com infecções secundárias, como as de acne pustulosa ou dermatite seborréica infectada.
GARAMICINA creme ajuda a conservar a umidade e é especialmente usado em infecções da pele eczematosas ou psoríase.
GARAMICINA creme tem sido usado com êxito em crianças de idade superior a 1 ano, assim como em adultos.
Contra-Indicações da Garamicina Creme Dermatológico
GARAMICINA creme está contra-indicado em pacientes com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes de sua fórmula.
Precauções e Advertências da Garamicina Creme Dermatológico
O uso tópico prolongado de antibióticos pode favorecer o crescimento de microorganismos resistentes, como os fungos. Neste caso, ou em caso de irritação ou hipersensibilidade a qualquer componente do produto ou de desenvolvimento de superinfecção, interromper o tratamento e instituir terapia adequada.
GARAMICINA creme não é indicado para uso oftálmico.
GARAMICINA creme não é eficaz em lesões cutâneas produzidas por fungos ou vírus.
Uso durante a gravidez e a lactação
Devem-se tomar precauções ao se administrar GARAMICINA creme para mães lactantes, por não se saber se os componentes do produto são excretados no leite humano.
A segurança do uso de GARAMICINA creme em mulheres grávidas não está totalmente estabelecida, não devendo, assim, ser utilizado em grandes quantidades ou por períodos prolongados de tempo.
Reações Adversas da Garamicina Creme Dermatológico
O tratamento com gentamicina tem ocasionado, eventualmente, irritação transitória (eritema e prurido), que geralmente não requer interrupção do tratamento.
Posologia da Garamicina Creme Dermatológico
Uso dermatológicoUma fina camada de GARAMICINA creme deve ser aplicada de modo a cobrir toda a área afetada, 3 a 4 vezes por dia, até a obtenção de resultados favoráveis. A área tratada pode ser coberta com gaze, se desejado.
No impetigo contagioso, as crostas devem ser removidas antes da aplicação de GARAMICINA creme, para a obtenção de maior contato entre o antibiótico e a infecção.
Deve-se evitar maior contaminação da pele infectada. Escaras de decúbito infectadas respondem bem ao tratamento com GARAMICINA creme sob tamponamento gelatinoso. O uso concomitante de corticosteróide tópico no tecido em torno da úlcera ajuda a controlar o processo inflamatório.
Superdosagem da Garamicina Creme Dermatológico
Não se espera que uma única superdose de gentamicina produza sintomas.
O uso prolongado e excessivo de gentamicina pode produzir, nas lesões, proliferação de fungos ou bactérias não-suscetíveis.
Tratamento Quando ocorrer proliferação de fungos ou bactérias não-suscetíveis, deverá ser administrado tratamento antimicótico ou antibiótico apropriado.