Revisado clinicamente por: Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309). Atualizado em: 30 de julho de 2025.
Composição de Dramavit
cada comprimido contém: dimenidrinato 100,0 mg.Excipiente (amido, lactose, talco, estearato de magnésio) q.s.p. 1 comprimido.
Posologia e Administração de Dramavit
via oral: adultos: 1 comprimido a cada 5 horas. Em caso de viagem, 1 comprimido meia a uma hora antes da mesma. - Superdosagem: a superdose causa, mais freqüentemente, sonolência. Podem ocorrer convulsões, coma e depressão respiratória. Não se conhece um antídoto específico. Recomenda-se adotar medidas habituais de controle das funções vitais.
Precauções de Dramavit
como o produto pode causar sonolência, recomenda-se cuidado no manejo de automóveis e máquinas e também não utilizar o produto quando da ingestão de álcool, sedativos e tranqüilizantes. Cuidados devem ser observados em pacientes asmáticos, com glaucoma, enfisema, doença pulmonar crônica, dificuldades em respirar e dificuldades em urinar.
Reações Adversas de Dramavit
os efeitos secundários são em geral leves e incluem sonolência, sedação e até mesmo sono, variando sua incidência e intensidade de paciente a paciente, raramente requerendo a suspensão da medicação. Pode ocorrer também tontura, turvação visual, insônia, nervosismo, secura da boca, da garganta, das vias respiratórias e retenção urinária. Pode tornar-se necessário, às vezes, a redução da posologia. - Interações medicamentosas: recomenda-se não utilizar o produto quando da ingestão de álcool, sedativos e tranqüilizantes. Potencialização dos depressores do S.N.C. Evitar o uso concomitante com inibidores da MAO. Evitar o uso com medicamentos ototóxicos, pois podem mascarar os sintomas de ototoxicidade.
Contra-Indicações de Dramavit
pacientes com hipersensibilidade conhecida aos componentes da fórmula. Pela dosagem, Dramavit não deve ser administrado a crianças menores de 12 anos.
Indicações de Dramavit
náuseas e vômitos da gravidez; profilaxia e tratamento das cinetoses e suas manifestações: enjôos devido a viagens marítimas, terrestres e aéreas; controle profilático e na terapêutica das perturbações vestibulares; perturbações observadas após os tratamentos radioterápicos intensivos; prevenção e tratamento de náuseas e vômitos no pré e pós-operatório; tratamento das labirintites e nos estados vertiginosos de origem central.