Bula Original ASMEN

Composição de Asmen

cada ml de xarope contém: cetotifeno (sob aforma de fumarato ácido) 0,2 mg; veículo q.s.p. 1 ml. Cada comprimido contém: cetotifeno (sob a forma de fumarato ácido) 1 mg; excipiente q.s.p. 1 comprimido.

Posologia e Administração de Asmen

comprimidos: adultos: 1 comprimido 2 vezes ao dia às refeições da manhã e da noite. Em pacientes susceptíveis à sedação é indicado um regime progressivo durante a 1ª semana de tratamento, iniciando com 1/2 comprimido ao dia e aumentando até a dose terapêutica total de 1 comprimido 2 vezes ao dia. Quando necessário, a posologia poderá ser aumentada para 2 mg 2 vezes ao dia. Crianças: de 14 a 20 kg: 1/2 comprimido, 2 vezes ao dia. De 20 a 30 kg: 1/2 comprimido pela manhã e 1 comprimido à noite. Acima de 30 kg: 1 comprimido, duas vezes ao dia. Xarope crianças: de 14 a 20 kg: 2,5 ml (1/2 colher das de chá) 2 vezes ao dia. De 20 a 30 kg: 2,5 ml pela manhã e 5 ml à noite. Acima de 30 kg e adultos: 5 ml (1 colher das chá) 2 vezes ao dia. As observações clínicas confirmaram os achados farmacocinéticos e indicam que crianças podem necessitar uma dose mais elevada em mg/kg de peso corpóreo do que adultos, a fim de se obter resultados adequados. Esta posologia mais elevada é tão bem tolerada quanto as doses mais baixas. - Superdosagem: em caso de dosagem excessiva e aparecendo sintomas como sedação acentuada, confusão e desorientação, taquicardia, hipotensão, hiperexcitabilidade, convulsão, o tratamento deverá incluir o esvaziamento do estômago, e se necessário assistência cardiovascular e outras medidas adequadas para o caso. Se o medicamento foi administrado recentemente, o estômago deverá ser esvaziado. Se necessário, deverá ser administrado tratamento sintomático e monitoração do sistema cardiovascular; quando houver excitação e convulsões, administração de barbitúricos de curta ação, ou benzodiazepínicos.

Precauções de Asmen

quando for iniciado o tratamento em longo prazo com Asmen, os medicamentos antiasmáticos, já em uso, não devem ser subitamente retirados. Isto aplica-se especialmente a corticosteróides sistêmicos e ACTH, devido à possível existência de uma insuficiência adrenocortical nos pacientes corticóide-dependentes; em tais casos a recuperação de uma resposta adreno-hipofisária normal ao estresse pode levar até um ano. Se ocorrerem infecções intercorrentes, o tratamento com Asmen, deve ser suplementado por uma terapia antiinfecciosa específica. Nos primeiros dias do tratamento com Asmen, as reações dos pacientes podem ser diminuídas. Por isso, é necessário cautela na condução de veículos, operação de máquinas, etc. Apesar de não existir evidência de qualquer efeito teratogênico, Asmen somente deve ser administrado durante a gravidez e período de lactação se houver indicação absoluta. - Interações medicamentosas: Asmen pode potencializar os efeitos de sedativos, hipnóticos, anti-histamínicos e álcool. Em alguns casos de pacientes sob tratamento concomitante do cetotifeno e agentes hipoglicemiantes orais, foi observada uma queda reversível na contagem de plaquetas. Deste modo, deve ser evitado esse tipo de combinação medicamentosa até que o fenômeno seja explicado de uma maneira satisfatória.

Reações Adversas de Asmen

no início do tratamento pode ocorrer ligeira sedação e em casos isolados, boca seca e discreta tontura que, em geral, desaparece espontaneamente com o decorrer da terapêutica.

Contra-Indicações de Asmen

hipersensibilidade conhecida ao cetotifeno.

Indicações de Asmen

prevenção das crises alérgicas de várias naturezas, principalmente naquelas em que estão envolvidos os mastócitos e a IgE, particularmente patologias do trato respiratório (todas as formas de asma brônquica, bronquite alérgica, rinite alérgica), pele e mucosa, (reações cutâneas alérgicas). O medicamento atinge sua ação terapêutica máxima aproximadamente após três semanas de tratamento.

Apresentação de Asmen

xarope: frascos de vidro com 100 ml; comprimidos: blisters com 20 unidades.


O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.