Quais cuidados devo ter ao usar o Orgalutran?
Tenha cuidado especial com Orgalutran® se você tiver uma alergia ou uma condição alérgica ativa.
Neste caso, avise seu médico. Seu médico decidirá, dependendo da gravidade, se é necessário um monitoramento adicional durante o tratamento
Casos de reações alérgicas, tanto generalizada como local, incluindo pápulas (urticária), inchaço no rosto, lábios, língua e/ou garganta, podem causar dificuldade em respirar ou engolir (angiodema e/ou anafilaxia) foram relatados, até mesmo após a primeira dose. Se você tiver uma reação alérgica, suspenda o uso de Orgalutran® e procure imediatamente assitência médica.
O protetor da agulha desse medicamento contém borracha natural seca/látex, que entra em contato com o medicamento e pode ocasionar reações alérgicas.
Durante ou após a estimulação hormonal dos ovários, pode se desenvolver a síndrome de hiperestimulação ovariana, que é relacionada com o procedimento de estimulação com gonadotrofinas; leia a bula do medicamento contendo gonadotrofina prescrito para você.
A incidência de gestações ectópicas (gravidez fora do útero) pode ser aumentada em mulheres submetidas ao tratamento de reprodução assistida. Seu médico irá realizar uma ultrassonografia logo no início da gravidez para confirmar se a mesma é intrauterina.
A incidência de malformações congênitas após técnicas de reprodução assistida pode ser levemente mais elevada do que após uma gravidez espontânea. Acredita-se que essa incidência discretamente mais elevada possa estar relacionada às características dos pacientes submetidos a tratamentos de infertilidade (por exemplo, a idade da mulher, características do esperma) e à incidência mais elevada de gestações múltiplas após técnicas de reprodução assistida. A incidência de má formações congênitas após técnicas de reprodução assistida utilizando Orgalutran® não é diferente daquela observada após o uso de outros análogos do GnRH durante as técnicas de reprodução assistida.
A eficácia e segurança de Orgalutran® não foram estabelecidas em mulheres com peso abaixo de 50 kg ou acima de 90 kg. Consulte o seu médico para obter mais informações.
Uso em idosos, crianças e outros grupos de risco
Orgalutran® é medicamento de uso adulto, não sendo indicado para uso pediátrico ou geriátrico.
Interferência na habilidade de dirigir veículos e operar máquinas
Os efeitos de Orgalutran® sobre a habilidade de dirigir veículos e operar máquinas não foram estudados.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)