Quais cuidados devo ter ao usar o Onsior Elanco?
Onsior™ Cães
Uso exclusivamente veterinário.
Precauções para o uso em animais
Cuidados especiais devem ser tomados quando administrar o produto em cães com funções cardíaca ou renal comprometidas ou desidratados, hipovolêmicos ou hipotensos. Se o uso não puder ser evitado, esses animais devem receber fluidoterapia e monitoramento constante.
O produto deve ser utilizado sob monitoramento veterinário estrito em casos de risco de ulceração gastrintestinal ou se o animal apresentou previamente intolerância a outros anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs).
Antes da administração de qualquer AINE, é aconselhável a realização de exame físico e testes laboratoriais, para se estabelecer os parâmetros pré-tratamento. Para tratamentos prolongados, enzimas hepáticas devem ser monitoradas no início do tratamento, ex.: após 2, 4 e 8 semanas. É recomendado seguir com monitoramento regular, ex.: a cada 3-6 meses.
O tratamento deve ser descontinuado se a atividade das enzimas hepáticas aumentarem consideravelmente ou se o cão apresentar sinais clínicos como anorexia, apatia ou vômito em combinação com enzimas hepáticas elevadas.
Onsior™ Gatos
Uso exclusivamente veterinário.
Precauções para o uso em animais
- Administrar por via oral.
- Não administrar junto com alimentos, uma vez que nos estudos clínicos foi demonstrada melhor eficácia de robenacoxibe quando administrado sem alimentos, ou pelo menos 30 minutos antes ou após a refeição. Onsior™ Gatos não foi testado em animais com menos de 2,5kg de peso vivo nem em animais com menos de 4 meses de idade.
- Não exceder a dose diária recomendada.
- O uso em gatos com funções cardíacas, renais ou hepáticas prejudicadas, ou com sinais de desidratação, baixo volume sanguíneo circulante ou baixa pressão pode envolver riscos adicionais. Se o uso for inevitável, estes animais devem ser cuidadosamente monitorados.
- Utilizar Onsior™ Gatos sob monitoramento veterinário rigoroso em gatos com risco de úlceras gástricas ou se o animal demonstrou previamente intolerância ao uso de outros anti-inflamatórios não esteroidais.
Não deve ser utilizado em humanos.
Precauções a serem tomadas pela pessoa que administra o medicamento veterinário aos animais.
Lavar as mãos e partes expostas ao medicamento após o uso do produto.
No caso de ingestão acidental, procurar atendimento médico imediatamente levando a embalagem e a bula do produto.
Para mulheres grávidas, particularmente no final da gestação, a ingestão acidental ou exposição dérmica prolongada podem aumentar o risco para o feto.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)