Como usar - Olysio

Bula Olysio

Princípio ativo: Simeprevir Sódico

Classe Terapêutica: Antivirais para Hepatite C

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Como usar o Olysio?

A dose recomendada de Olysio® é uma cápsula (150 mg) uma vez ao dia, via oral, de preferência sempre na mesma hora do dia.

A cápsula deve ser tomada inteira, com algum alimento (o tipo de alimento não faz diferença).

Olysio® geralmente é tomado por 12 semanas.

A duração do tratamento depende da resposta do paciente ao tratamento e de suas características basais.

O tratamento com Olysio® é realizado sempre associado a outros medicamentos para o tratamento da hepatite C. Portanto, leia as instruções de uso desses medicamentos nas respectivas bulas.

Os medicamentos recomendados para coadministração e a duração do tratamento para o tratamento combinado com Olysio® estão na Tabela 1.

Tabela 1: Medicamentos coadministrados e duração do tratamento recomendados para o tratamento associado ao Olysio®

População de pacientes

Histórico de tratamento

Esquema e Duração do Tratamento

Olysio® associado à alfapeginterferona e ribavirina

Pacientes com ou sem cirrose, monoinfectados por VHC genótipo 1 ou 4

Virgens de tratamento ou com recidiva anterior1

12 semanas de Olysio® associado à alfapeginterferona e ribavirina seguido por 12 semanas adicionais de alfapeginterferona e ribavirina
(duração total do tratamento de 24 semanas)2

Pacientes com ou sem cirrose monoinfectados por VHC genótipo 1 ou 4

Não respondedores a terapia prévia3 (incluindo aqueles com resposta parcial e resposta nula)

12 semanas de Olysio® associado à alfapeginterferona e ribavirina seguido por 36 semanas adicionais de alfapeginterferona e ribavirina

(duração total do tratamento de 48 semanas)2

Pacientes coinfectados por VHC genótipo 1/ HIV-1, sem cirrose

Virgens de tratamento ou com recidiva anterior1

12 semanas de Olysio® associado à alfapeginterferona e ribavirina seguido por 12 semanas adicionais de alfapeginterferona e ribavirina (duração total do tratamento de 24 semanas)2

Pacientes coinfectados por VHC genótipo 1/ HIV-1

Não respondedores a terapia prévia3 (incluindo aqueles com resposta parcial e resposta nula), ou com cirrose (independente do histórico de tratamento)

12 semanas de Olysio® associado à alfapeginterferona e ribavirina seguido por 36 semanas adicionais de alfapeginterferona e ribavirina (duração total do tratamento de 48 semanas)2

Olysio®  associado ao sofosbuvir

Pacientes com VHC genótipo 1, com ou sem cirrose, sem coinfecção por HIV

Virgens de tratamento, com recidiva anterior e sem resposta anterior3 (incluindo aqueles com resposta parcial e resposta nula)

12 semanas de Olysio® + sofosbuvir (com ou sem ribavirina)4,5

1 Recidiva após tratamento anterior com interferona (peguilada ou não-peguilada), com ou sem ribavirina.
2 Duração recomendada do tratamento desde que o paciente não preencha uma regra de interrupção do tratamento (consulte seu médico para informações sobre as regras de interrupção do tratamento).
3 Sem resposta após tratamento anterior com interferona (peguilada ou não-peguilada), com ou sem ribavirina.
4 Nenhuma regra de interrupção se aplica à combinação de Olysio® com sofosbuvir.
5 Olysio® com sofosbuvir deve ser usado apenas por pacientes intolerantes ou inelegíveis a terapia com alfapeginterferona ou quando outra terapia não esteja disponível. A ribavirina pode ser utilizada baseada em avaliação clínica individual e uma duração de tratamento mais longa (até 24 semanas) de Olysio® com sofosbuvir (com ou sem ribavirina) deve ser considerada baseada em características individuais). A segurança e a eficácia de Olysio® + sofosbuvir estão sendo estabelecidas em estudo clínico fase III (Optimist-1 e Optimist-2).

Ajuste da dose ou interrupção do tratamento com Olysio® 

Para evitar a falha do tratamento, a dose de Olysio® não deve ser reduzida ou interrompida. Se o tratamento com Olysio® for descontinuado devido a efeitos colaterais ou resposta virológica não adequada, o tratamento com Olysio® não deve ser reiniciado.

Pacientes em condições especiais

Não é necessário ajustar a dose de Olysio® para pessoas idosas, com comprometimento do funcionamento dos rins (leve, moderado ou severo) ou do fígado (leve) ou para pessoas com infecção concomitante pelo vírus HIV-1.

Olysio® não é recomendado para pacientes com comprometimento hepático moderado ou severo. Seu médico avaliará os potencias riscos e benefícios de Olysio® 150 mg antes do uso em pacientes do Leste Asiático.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.