Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Olmy HCT com outros remédios?
Ingestão de Olmy HCT® junto com outras substâncias
Olmy HCT® pode ser tomado com ou sem alimentos (a alimentação não influencia na ação do medicamento).
Outros medicamentos
Pode haver interferência entre Olmy HCT® e outros medicamentos como barbitúricos, narcóticos e álcool, aumentando o risco de queda repentina de pressão quando se fica em pé.
Não se devem ingerir bebidas alcoólicas durante o tratamento.
Pode ser necessário ajuste da dose de medicamentos para o tratamento de diabetes. Pode haver menor efeito do medicamento quando tomado junto com algumas resinas (colestiramina e colestipol). O uso de hormônios corticosteroides pode aumentar a perda de sais, principalmente o cálcio. Além disso, pode haver alteração no efeito de descongestionantes nasais, medicamentos para controle do apetite e relaxantes musculares. O uso associado ao lítio pode ocasionar risco de efeitos tóxicos e, com anti-inflamatórios não esteroides, pode diminuir o efeito desejado.
Pacientes utilizando sequestradores de ácidos biliares
- A dose de olmesartana medoxomila + hidroclorotiazida deve ser tomada preferencialmente 4 horas antes da dose do sequestrador de ácidos biliares.
Pacientes utilizando anti-inflamatórios não esteroidais
- O uso desses medicamentos junto com olmesartana medoxomila + hidroclorotiazida pode levar à piora da função dos rins. O efeito de olmesartana medoxomila + hidroclorotiazida pode ser reduzido pelo uso concomitante de anti-inflamatórios.
Informe o seu médico se você faz uso de outros medicamentos para reduzir a pressão, lítio ou alisquireno. Pacientes utilizando esses medicamentos podem necessitar de um monitoramento terapêutico mais próximo.
Alterações em exames laboratoriais
Pode ocorrer alterações no hemograma, enzimas do fígado, creatinina, ureia e no hormônio das glândulas paratireoides.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento de seu médico. Pode ser perigoso para sua saúde.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)