Quais cuidados devo ter ao usar o Olmecor Triplo?
Informe o seu médico se estiver tomando algum dos seguintes medicamentos utilizados no tratamento da pressão sanguínea elevada:
- Um inibidor da enzima conversora de angiotensina (ECA) (por exemplo, enalapril, lisinopril, ramipril), especialmente se você tiver problemas renais relacionados ao diabetes.
- Alisquireno.
O seu médico pode verificar regularmente a sua função renal, pressão sanguínea e a quantidade de eletrólitos (por exemplo, potássio) no seu sangue.
Informe o seu médico se tiver algum dos seguintes problemas de saúde:
- Problemas renais ou transplante de rim.
- Doença hepática.
- Insuficiência cardíaca ou problemas nas válvulas cardíacas ou no músculo cardíaco.
- Vômitos graves, diarreia, tratamento com altas doses de diuréticos ou se você estiver em uma dieta com pouco sal.
- Níveis aumentados de potássio no seu sangue. • Problemas com as glândulas suprarrenais (glândulas produtoras de hormônios no topo dos rins).
- Diabetes.
- Lúpus eritematoso (uma doença auto-imune).
- Alergias ou asma.
- Reações na pele, como queimaduras solares ou erupção cutânea, após exposição ao sol ou em uso de equipamento de bronzeamento artificial.
- Se você teve câncer de pele ou se desenvolver uma lesão cutânea inesperada durante o tratamento. O tratamento com hidroclorotiazida, particularmente o uso a longo prazo com altas doses, pode aumentar o risco de alguns tipos de câncer de pele e lábios (câncer de pele não melanoma). Proteja sua pele da exposição ao sol e dos raios UV enquanto estiver tomando Olmecor® Triplo.
Entre em contato com seu médico se você tiver algum dos seguintes sintomas:
- Diarreia grave, persistente e que causa perda de peso substancial. O seu médico pode avaliar seus sintomas e decidir como continuar seu medicamento para pressão arterial.
- Diminuição da visão ou dor ocular. Estes podem ser sintomas de um aumento de pressão no seu olho e podem ocorrer em algumas horas ou semanas após a tomada do Olmecor® Triplo. Isso pode levar a um comprometimento permanente da visão, se não for tratado.
Como com qualquer medicamento, que reduz a pressão arterial, uma queda excessiva da pressão arterial em pacientes com distúrbios do fluxo sanguíneo do coração ou do cérebro pode levar a um ataque cardíaco ou derrame. O seu médico verificará cuidadosamente a sua pressão arterial.
Olmecor® Triplo pode causar um aumento nos níveis de gordura no sangue e nos níveis de ácido úrico (a causa da gota - inchaço doloroso das articulações). Seu médico provavelmente desejará fazer um exame de sangue de tempos em tempos para verificá-los.
Você deve informar o seu médico se pensa que está (ou pode ficar) grávida. Olmecor® Triplo não é recomendado na gravidez, pois pode causar sérios danos ao seu bebê.
Idosos
Se tiver mais de 65 anos, o seu médico verificará regularmente a sua pressão arterial em qualquer aumento de dose, para garantir que a sua pressão arterial não fique muito baixa.
Crianças e adolescentes (menores de 18 anos)
Olmecor® Triplo não é recomendado para crianças e adolescentes com menos de 18 anos.
Gravidez e amamentação
Gravidez
Você deve informar o seu médico se pensa que está (ou pode ficar) grávida. O seu médico normalmente irá aconselhá-lo a parar de tomar Olmecor® Triplo antes de engravidar ou assim que souber que está grávida.
Olmecor® Triplo não é recomendado durante a gravidez, pois pode causar sérios danos ao seu bebê.
Se engravidar durante o tratamento com Olmecor® Triplo, informe e consulte o seu médico sem demora.
Amamentação
Informe o seu médico se estiver amamentado ou se está prestes a começar a amamentar. Foi demonstrado que o anlodipino e a hidroclorotiazida passam para o leite materno em pequenas quantidades.
Olmecor® Triplo não é recomendado para mães que estejam amamentando, e seu médico poderá escolher outro tratamento para você, se desejar amamentar.
Se estiver grávida ou amamentando, se acredita que possa estar grávida ou planeja engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento.
Este medicamento não deve ser utilizado na gravidez.
Categoria de risco na gravidez: C (primeiro trimestre)
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Categoria de risco na gravidez: D (segundo e terceiro trimestres)
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.
Pacientes do sexo feminino em idade fértil devem ser informadas sobre as consequências da exposição no segundo e terceiro trimestres de gravidez a medicamentos que atuam sobre o sistema renina-angiotensina. Quando diagnosticada a gravidez, a administração de Olmecor® Triplo deve ser interrompida o mais rápido possível. Como não há experiência clínica com seu uso em gestantes, o medicamento é contraindicado durante a gestação e deve ser substituído por outra(s) classe(s) de anti-hipertensivos.
Dirigir ou operar máquinas
Você pode sentir sono, enjoo ou tontura ou sentir dor de cabeça enquanto estiver sendo tratado para pressão alta. Se isso acontecer, não dirija ou use máquinas até que os sintomas se desgastem. Pergunte ao seu médico.
Este medicamento pode causar doping.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)