Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Olina Essência de Vida?
Ainda não foram relatadas reações adversas referentes ao uso de Olina, não sendo conhecidas, portanto, a intensidade e a freqüência destas.
Em relação as suas substâncias ativas são conhecidas algumas reações adversas, relatadas a seguir:
- Reação comum (ocorre entre 1 a 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): cólicas gastrointestinais.
- Reação rara (ocorre entre 0,01% a 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): diminuição da motilidade intestinal (associando ao uso prolongado) e arritmias cardíacas.
Os laxantes estimulantes não devem ser tomados por mais de 1 – 2 semanas sem orientação médica. O uso de laxantes por tempo maior do que o recomendado pode causar lentidão intestinal. O uso prolongado leva a perda de eletrólitos, em particular íons potássio, podendo ocorrer hipocalemia, hiperaldosteronismo, albuminúria, hematúria, inibição da motilidade intestinal e fraqueza muscular. O uso prolongado leva a inflamação crônica da mucosa, com acúmulo de pigmentos melânicos em leucócitos e apoptose de células do cólon. As lesões pigmentadas de pseudomelanose coli desaparecem com a interrupção do tratamento.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.
Informe a empresa sobre o aparecimento de reações indesejáveis e problemas com este medicamento, entrando em contato através do Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC).
Em casos de eventos adversos, notique pelo sistema VigiMed disponível no Portal da ANVISA.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)