Quais cuidados devo ter ao usar o Okótico?
Okótico deve ser prescrito apenas por um médico.
Siga cuidadosamente as recomendações do seu médico, mesmo que sejam diferentes das informações gerais contidas nessa bula.
Antes de tomar Okótico você irá fazer exames de sangue para ter certeza que você pode tomar esse medicamento.
Monitoramento durante o tratamento com Okótico
Você terá que fazer hemogramas regulares enquanto estiver tomando Okótico e durante quatro semanas após a interrupção do tratamento. O seu médico irá lhe dizer quando fazer os exames. É importante que você faça todos os exames de sangue recomendados pelo seu médico.
Se você sofre de alto nível de açúcar no sangue (diabetes) seu médico pode verificar regularmente seu nível de açúcar no sangue. Okótico pode causar alteração nos lipídios do sangue. Okótico pode causar ganho de peso. O seu médico pode monitorar seu peso e níveis de lipídios no sangue. Se você tiver alguma dúvida sobre como Okótico age ou porque este medicamento foi receitado para você, pergunte ao seu médico.
Tome cuidado especial com Okótico
- Se você já teve um acidente vascular cerebral, doença no coração ou histórico familiar de condução anormal no coração chamada de "prolongamento do intervalo QT";
- Se você sofrer de aumento da próstata, convulsões, glaucoma (uma condição em que a pressão de fluido no olho é geralmente muito alta), diabetes ou qualquer outra doença grave.
Se alguma condição acima se aplicar a você, informe ao seu médico antes de tomar Okótico.
- Consulte o seu médico imediatamente ao primeiro sinal de resfriado, gripe, febre, dor de garganta ou qualquer outra infecção. Okótico pode reduzir o número de glóbulos brancos no sangue, e levar a uma maior susceptibilidade para infecção. O seu médico pode verificar a sua contagem de células do sangue e tomar medidas adicionais, se necessário;
- Consulte o seu médico imediatamente se sentir o batimento cardíaco acelerado e irregular que persiste quando você está em repouso, eventualmente acompanhada de falta de ar e inchaço dos pés ou pernas. Estes efeitos podem ocorrer especialmente no início do tratamento e seu médico pode precisar tomar medidas adicionais.
Durante o tratamento com Okótico você pode apresentar:
- Tonturas ou desmaio, especialmente no início do tratamento devido à redução da sua pressão arterial;
- Convulsões, sonolência, desmaios, fraqueza muscular que podem levar a queda;
- Dor torácica que pode ser sintoma de ataque cardíaco que pode levar à morte;
- Dor torácica que pode ser devido à inflamação do músculo cardíaco que pode levar a morte;
- Dor abdominal e constipação que pode ser sinal de dilatação anormal do intestino grosso que pode levar a morte;
- Dor abdominal que pode ser um sinal de rompimento de parte do intestino devido ao comprometimento no fornecimento de sangue que pode levar a morte;
- Sonolência e se o paciente permanecer na cama por um período prolongado em combinação com o ganho de peso pode levar a formação de coágulos de sangue em alguns pacientes.
Se você sentir algum desses sintomas avise seu médico imediatamente.
Pessoas idosas (60 anos ou mais)
Seu médico pode precisar ajustar seu tratamento caso você tenha 60 anos de idade ou mais. Informe seu médico, se você sofre de uma condição chamada demência.
Crianças e adolescentes
O uso de Okótico em crianças e adolescentes não é recomendado.
Gravidez e lactação
Informe ao seu médico ou farmacêutico antes de tomar Okótico se estiver grávida ou achar que pode estar grávida. Seu médico irá discutir com você os benefícios e riscos potenciais do uso deste medicamento durante a gravidez.
Informe ao seu médico imediatamente se você engravidar durante o tratamento com Okótico. Recém-nascidos de mães que tomaram medicamentos antipsicóticos durante o terceiro trimestre da gravidez podem ter maior risco de desenvolver membros rígidos, tremores, agitação, rigidez muscular, flacidez muscular, sonolência, respiração curta e superficial e distúrbios alimentares após o nascimento. Em alguns casos, esses sintomas podem ser auto limitantes, em outros casos, os bebês podem necessitar de tratamento em uma unidade intensiva ou internação.
Informe ao seu médico ou farmacêutico se estiver amamentando. A clozapina, substância ativa do Okótico, pode passar para o leite e afetar o seu bebê. Você não deve amamentar durante o tratamento com Okótico.
Categoria B de risco na gravidez.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Mulheres em idade fértil e contracepção
Algumas mulheres que tomam alguns medicamentos antipsicóticos podem apresentar menstruação irregular ou ter a menstruação interrompida. Se você for mulher e estiver sendo afetada desta maneira, a sua menstruação pode voltar quando a medicação for alterada para Okótico. Neste caso, você deve se certificar de que está utilizando um método confiável de contracepção.
Dirigir e utilizar máquinas
Okótico pode causar sonolência, especialmente no início do tratamento. Portanto, durante o tratamento você deve evitar dirigir veículos e/ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas, até que se tenha habituado ao medicamento e à sonolência.
Durante o tratamento, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.
A clozapina pode produzir agranulocitose (diminuição do número das células de defesa do sangue) e, portanto, requer controles hematológicos periódicos. Recomenda-se que a frequência da contagem de glóbulos brancos seja semanal nos seis primeiros meses de tratamento e quinzenal após esses seis primeiros meses. Este medicamento não deve ser utilizado para pacientes com diagnóstico de que não responderam a outros neurolépticos.
Este medicamento contém lactose.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)