Precauções - Nulojix

Bula Nulojix

Princípio ativo: Belatacepte

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais cuidados devo ter ao usar o Nulojix?

Distúrbio linfoproliferativo pós-transplante (DLPT) 

O tratamento com Nulojix aumenta o risco de ter um tipo de câncer chamado distúrbio linfoproliferativo pós-transplante (DLPT). Com o tratamento com Nulojix, o DLPT se desenvolve mais freqüentemente no cérebro e pode levar à morte.

O paciente está sob um risco maior de desenvolver DLPT nos seguintes casos: 

  • Se você não foi exposto ao EBV antes do transplante. 
  • Se você está infectado com um vírus chamado citomegalovírus (CMV). 
  • Se você recebeu terapia de depleção de células T (por exemplo, globulina antitimócito) que pode ser usada para tratar episódios de rejeição aguda. 

Se você não tem certeza sobre alguma destas condições, consulte o seu médico. 

Infecções graves 

Infecções graves podem ocorrer com o tratamento de Nulojix e podem levar à morte. 

Nulojix enfraquece a capacidade do corpo de lutar contra as infecções. Infecções graves podem incluir: 

  • Tuberculose.
  • Citomegalovírus (CMV), um vírus que pode causar infecções graves do sangue e tecidos.
  • Herpes zoster e outras infecções pelo herpes vírus. 

Leucoencefalopatia multifocal progressiva (LMP) 

Houve relatos de um tipo raro de infecção do cérebro, chamada leucoencefalopatia multifocal progressiva (LMP), que ocorreu em pacientes que receberam Nulojix. A LMP com freqüência leva à incapacidade grave ou à morte.

Fale para sua família ou pessoas encarregadas de cuidar de você sobre seu tratamento. Podem surgir sintomas que você não perceba por conta própria e os quais seu médico talvez precise investigar para descartar LMP, DLPT ou outras infecções.

Malignidades 

Limite sua exposição à luz solar e à luz UV enquanto estiver tomando Nulojix. Use roupas de proteção e filtro solar com um alto fator de proteção. Pessoas que tomam Nulojix apresentam um risco maior de ter certos tipos de câncer, especialmente câncer de pele. 

Trombose do enxerto 

Uma incidência aumentada de trombose do enxerto foi observada no período pós-transplante em receptores de aloenxertos de doadores por critérios estendidos. 

Reações Alérgicas 

Reações relacionadas à infusão foram relatadas em pacientes que receberam belatacepte na dosagem recomendada. Até o momento, não houve relatos de anafilaxia ou de hipersensibilidade ao medicamento. 

Vacinações 

O uso de vacinas de vírus vivo deve ser evitado. Informe seu médico se você precisar de vacinação. Seu médico vai orientá-lo sobre como proceder.

Utilização em transplantes de fígado 

O uso de Nulojix não é recomendado se você teve um transplante de fígado. 

Diminuição da dose de corticosteróides 

A diminuição da dose de corticosteróides em pacientes usando Nulojix deve ser realizada com cautela, particularmente em pacientes com incompatibilidades de antígenos de leucócito humano 4 a 6 (HLA). Em experiências durante a comercialização, o uso de Nulojix em conjunto com a indução de basiliximabe, micofenolato de mofetila e diminuição da dose de corticosteróides para 5 mg/dia na 6º semana após o transplante foi associado com um aumento da taxa de rejeição aguda, particularmente a rejeição de grau III. Estas rejeições grau III ocorreram em pacientes com incompatibilidades de HLA 4 a 6. 

Uso em crianças e adolescentes 

Nulojix não foi estudado em pacientes com menos de 18 anos de idade, portanto, Nulojix não é recomendado para estes pacientes. 

Dirigir e usar máquinas 

Se você estiver se sentindo cansado ou não estiver se sentindo bem após receber Nulojix, você não deverá dirigir ou operar qualquer máquina. Não se sabe se Nulojix afeta a capacidade de dirigir ou usar máquinas.

Gravidez e amamentação 

Os efeitos de Nulojix em mulheres grávidas não são conhecidos, portanto, não use Nulojix se você estiver grávida, a menos que seu médico recomende especificamente. A gravidez deve ser evitada durante o uso de Nulojix. Se você engravidar enquanto estiver usando Nulojix, informe seu médico. 

Não se sabe se belatacepte, a substância ativa, é excretado no leite humano. Você deve parar de amamentar se estiver sendo tratada com Nulojix.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

Atenção diabéticos: contém açúcar. 

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.