Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Nubeqa?
Como todos os medicamentos, este medicamento pode causar reações adversas, no entanto, nem todos os pacientes apresentam tais reações.
As reações adversas medicamentosas identificadas para a darolutamida incluem fadiga, dor nas extremidades e erupção cutânea. Não foram observados casos fatais relacionados com as reações adversas ao medicamento. No total, 3,9% dos pacientes que receberam Nubeqa® (darolutamida) e 3,2% dos pacientes que receberam placebo morreram por eventos adversos emergentes durante o tratamento, que incluiu óbito (0,4% vs 0,2%), insuficiência cardíaca (0,3% vs 0,5%) e parada cardíaca (0,2% vs 0,5%), com Nubeqa® (darolutamida) e placebo, respectivamente.
Descontinuação permanente devido a eventos adversos ocorreu em 9% dos pacientes que receberam Nubeqa® (darolutamida) ou placebo. Os eventos adversos mais frequentes, que necessitaram descontinuação permanente em pacientes que receberam Nubeqa® (darolutamida) incluíram insuficiência cardíaca (0,4%) e morte (0,4%).
Interrupções de dose devido a eventos adversos ocorreram em 13% dos pacientes tratados com Nubeqa® (darolutamida). Os eventos adversos mais frequentes que exigiram interrupção da dose em pacientes que receberam Nubeqa® (darolutamida) incluíram hipertensão (0,6%), diarreia (0,5%) e pneumonia (0,5%).
Reduções de dose devido a eventos adversos ocorreram em 6% dos pacientes tratados com Nubeqa® (darolutamida). Os eventos adversos mais frequentes que necessitaram de redução da dose em pacientes tratados com Nubeqa® (darolutamida) incluíram fadiga (0,7%), hipertensão (0,3%) e náusea (0,3%).
Estão listadas a seguir as reações adversas de Nubeqa® (darolutamida) de acordo com sua frequência
Em pacientes com câncer de próstata não metastático resistente à castração
Reações adversas muito comuns (podem afetar mais de 1 em 10 pessoas)
- Fadiga (cansaço);
- Exame de sangue indicando diminuição da contagem de neutrófilos (quantidade reduzida de células brancas do sangue chamadas de neutrófilos);
- Exame de sangue indicando aumento da bilirrubina e aspartato transaminase (altos níveis de bilirrubina e aspartato transaminase no sangue, substâncias produzidas pelo fígado).
Reações adversas comuns (podem afetar até 1 em 10 pessoas)
- Rash (erupção cutânea);
- Dor nas extremidades (dor nos braços e pernas).
Em pacientes com câncer de próstata metastático hormônio-sensível
Reações adversas muito comuns (podem afetar mais de 1 em 10 pessoas)
- Hipertensão (pressão alta);
- Rash (erupção cutânea);
- Exame de sangue indicando aumento da bilirrubina (altos níveis de bilirrubina no sangue, uma substância produzida pelo fígado);
- Exame de sangue indicando aumento de alanina aminotransferase e aspartato aminotransaminase (altos níveis de alanina aminotransferase e aspartato aminotransaminase no sangue, substâncias produzidas pelo fígado).
Atenção: este produto é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos. Neste caso, informe seu médico ou cirurgião-dentista.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)