Interação Medicamentosa - Novonorm

Bula Novonorm

Princípio ativo: Repaglinida

Classe Terapêutica: Antidiabéticos

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Novonorm com outros remédios?

Sabe-se que vários fármacos influenciam o metabolismo da glicose, portanto possíveis interações devem ser consideradas pelo médico.

As substâncias a seguir podem aumentar o efeito hipoglicemiante da Repaglinida: 

  • Inibidores da monoaminooxidase (IMAO), agentes betabloqueadores não seletivos, inibidores da ECA ou enzima conversora de angiotensina, salicilatos, antiinflamatórios não-esteróides (NSAIDS), octreotídeo, álcool e esteróides anabólicos.

As substâncias a seguir podem reduzir o efeito hipoglicemiante da Repaglinida:

  • Contraceptivos orais, tiazidas, corticosteróides, danazol, hormônios tireoideanos e simpatomiméticos. Quando da administração ou suspensão desses medicamentos a pacientes submetidos a tratamento com Repaglinida, o paciente deve ser rigorosamente observado quanto a alterações no controle glicêmico.

A Repaglinida, quando administrada a voluntários saudáveis, não apresentou efeito clinicamente importante sobre os parâmetros farmacocinéticos da digoxina, teofilina ou varfarina no estado de equilíbrio, portanto, não é necessário o ajuste posológico destes compostos durante sua co-administração com a Repaglinida.

A co-administração da cimetidina com doses múltiplas de Repaglinida não alterou significativamente a absorção, distribuição e a ação hipoglicêmica da Repaglinida.

Os agentes betabloqueadores podem mascarar os sintomas de hipoglicemia. O álcool pode intensificar e prolongar o efeito hipoglicemiante da Repaglinida.

Estudos in vitro indicam que a Repaglinida é primariamente metabolizada pelo sistema enzimático citocromo CYP3A4.

Embora não tenham sido realizados estudos in vivo, acredita-se que inibidores CYP3A4, como cetoconazol, itraconazol, eritromicina, fluconazol e mibefradil aumentem os níveis plasmáticos da Repaglinida. Compostos que induzem o CYP3A4, como rifampicina ou fenitoína, podem diminuir os níveis plasmáticos da Repaglinida. Uma vez que não se conhece a magnitude do efeito indutor ou inibidor, a combinação destas drogas é contraindicada.

Devem ser consideradas potenciais interações quando a Repaglinida é usada conjuntamente com outras drogas secretadas principalmente pela bile, como é o caso da Repaglinida.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.