Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Nitrofurantoína Pfizer com outros remédios?
Antiácidos contendo trissilicato de magnésio, quando administrados concomitantemente com a Nitrofurantoína, reduzem sua absorção, possivelmente devido à adsorção da Nitrofurantoína à superfície do magnésio.
Drogas uricosúricas, tais como probenecida e a sulfimpirazona podem inibir a excreção tubular renal de Nitrofurantoína. O aumento resultante das concentrações séricas de Nitrofurantoína pode aumentar sua toxicidade e a redução das concentrações urinárias pode reduzir sua eficácia como antibacteriano.
A Nitrofurantoína interage com magnésio trissilicato, probenecida, sulfimpirazona, ácido nalidíxico, norfloxacino, ácido oxolínico. Atenção especial para a possível diminuição de eficácia contraceptiva quando a Nitrofurantoína for utilizada com os contraceptivos orais. Usuárias sob tratamento com contraceptivos orais devem utilizar temporária e adicionalmente um método contraceptivo de barreira ou escolher um outro método contraceptivo.
Interações com exames laboratoriais
A presença de Nitrofurantoína na urina pode resultar em reação falso-positiva para glicosúria, quando são utilizadas as soluções de Benedict e Fehling, mas não com o teste enzimático.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)