Reações Adversas - Ninlaro

Bula Ninlaro

Princípio ativo: Citrato de Ixazomibe

Classe Terapêutica: Antineoplásicos Inibidores de Proteassoma

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Ninlaro?

Ninlaro (citrato de ixazomibe) em combinação com lenalidomida e dexametasona

  • Reação muito comum (≥1/10): infecção do trato respiratório superior como nasofaringite, sinusite, faringite, bronquite, trombocitopenia (baixa contagem de plaquetas), neuropatias periféricas (problemas dos nervos), diarreia, constipação, náusea, vômito, erupção cutânea (reações da pele), dor lombar e edema (inchaço) periférico.
  • Reação comum (≥1/100 e < 1/10): herpes zoster.

Alterações da visão e olhos foram relatadas com pacientes que utilizaram Ninlaro nos estudos clínicos. As reações adversas mais frequentes foram visão turva, olho se coe conjuntivite.

Falha no funcionamento do fígado, incluindo danos causados ao fígado (toxicidade hepática) e alterações nas enzimas do fígado, ocorreu com 11% dos pacientes que utilizaram Ninlaro nos estudos clínicos.

Ninlaro (citrato de ixazomibe) na terapia de manutenção em pacientes não tratados com transplante de célula tronco

  • Reação muito comum (≥1/10): infecção do trato respiratório superior, neuropatias periféricas (problemas dos nervos), diarreia, náusea, vômito, erupção cutânea (reações na pele), artralgia (dor nas articulações).
  • Reação comum (≥1/100 e < 1/10): pneumonia, trombocitopenia (baixa contagem de plaquetas), herpes zoster e edema periférico (inchaço).

Pós-comercialização

Em experiências de pós-comercialização foram identificados relatos de microangiopatia trombótica (obstrução de pequenos vasos sanguíneos), síndrome de Stevens-Johnson (forma grave de reação alérgica caracterizada por bolhas em mucosas e em pequenas áreas do corpo – afetando menos de 10% do corpo), necrólise epidérmica tóxica (forma grave de reação alérgica caracterizada por grandes áreas de descamação de pele com formação de bolhas em mucosas semelhante a queimadura grave – afetando mais de 30% do corpo), angioedema (inchaço que ocorre nas camadas mais profundas da pele devido ao extravasamento de líquido dos vasos sanguíneos) e reações anafiláticas (forma mais grave de reação de hipersensibilidade (alergia) com vermelhidão e inchaço característico).

Atenção: este produto é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos. Nesse caso, informe seu médico ou cirurgião-dentista.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.