Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Nimobal com outros remédios?
Neurolépticos e antidepressivos
- Houve um aumento de cerca de 50% da concentração plasmática do Nimodipino, quando administrado concomitantemente com fluoxetina. Houve redução acentuada da fluoxetina, enquanto o seu metabólito ativo, a norfluoxetina, não foi afetado. A administração concomitante de nortriptilina a Nimodipino causou um leve aumento desta, sem afetar a concentração plasmática de nortriptilina.
Não há indicação de interação quando da administração concomitante de Nimodipino a pacientes em tratamento de longo prazo com haloperidol.
A administração simultânea intravenosa de zidovudina e Nimodipino em estudos resultou na elevação das concentrações de zidovudina no sangue.
O Nimodipino é metabolizado através do sistema citocromo P450 3A4; portanto, drogas que inibam ou induzam este sistema enzimático podem alterar a primeira passagem (administração oral) ou o clearance de Nimodipino.
Nos pacientes em uso de drogas anti·hipertensivas, Nimodipino pode potencializar o efeito anti-hipertensivo.
Experiências relatadas com outro antagonista do cálcio análogo à nifedipina levam a crer que a rifampicina deva acelerar o metabolismo de Nimodipino comprimido revestido por indução enzimática.
Portanto, a administração concomitante da rifampicina pode reduzir a eficácia de Nimodipino comprimido revestido.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)