Quais cuidados devo ter ao usar o Nicorette?
Nicorette® deve ser usado com cautela por pacientes com úlceras gástricas ou duodenais, pacientes com diabetes mellitus, hipertireoidismo, feocromocitoma (tumores originários das células cromafins) ou com insuficiência renal e/ou hepática.
Pode ocorrer transferência da dependência ao tabaco para Nicorette® que, mesmo assim, seria menos prejudicial do que a própria dependência ao tabaco.
Indivíduos que usam dentaduras podem apresentar dificuldade em mascar a goma de Nicorette®.
Nicorette® Icemint contém ingredientes que ajudam a remover as manchas nos dentes causadas pelo fumo, e ajudam a branquear os dentes enquanto o indivíduo está parando de fumar (efeito branqueador dos dentes).
Amamentação
A nicotina é excretada através do leite materno. Portanto, se você estiver amamentando consulte um médico antes de usar este medicamento.
A interrupção do hábito de fumar, com ou sem Nicorette®, pode modificar a resposta ao uso de medicamentos.
Epilepsia e convulsões
Durante a introdução da terapia de reposição de nicotina, deve-se ter cautela em pacientes com histórico de epilepsia ou convulsões. A fumaça do tabaco contém substâncias – incluindo a nicotina – que atuam nos receptores cerebrais, e as mudanças na ingestão dessas substâncias ao substituir o tabaco fumado pela terapia de reposição de nicotina, durante o abandono, podem afetar o limiar convulsivo.
Se você utilizar Nicorette® e continuar fumando poderá sofrer efeitos adversos devidos à nicotina, que atinge concentrações mais altas do que quando você estava apenas fumando.
Efeitos semelhantes podem ocorrer se você usar produtos à base de nicotina ao mesmo tempo que Nicorette®.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)