Precauções - Neo Doxicilin

Bula Neo Doxicilin

Princípio ativo: Doxiciclina

Classe Terapêutica: Tetraciclinas E Associações

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais cuidados devo ter ao usar o Neo Doxicilin?

Neo Doxicilin pode provocar desenvolvimento de microrganismos não suscetíveis.

É essencial, portanto, a constante observação do paciente. Caso apareçam microrganismos resistentes, interromper o uso do antibiótico e efetuar o tratamento adequado.

Em caso de doenças venéreas, havendo suspeita de sífilis, é aconselhável realizar microscopia de campo escuro antes do início do tratamento e executar sorologia mensalmente durante, no mínimo, 4 meses.

Em tratamentos prolongados, devem ser realizadas avaliações laboratoriais periódicas dos sistemas orgânicos, incluindo hematopoiético, renal e hepático. Todas as infecções causadas pelos estreptococos beta-hemolíticos do grupo A devem ser tratadas pelo prazo mínimo de 10 dias.

Como as demais tetraciclinas, a doxiciclina se deposita nos dentes em formação causando descoloração e hipoplasia do esmalte. Ela também se deposita nos ossos e unhas e, se administrada a crianças menores de 8 anos, lactantes ou gestantes, pode interferir no crescimento ósseo. Algumas pessoas podem ficar mais sensíveis à luz solar; não se deve, portanto, tomar sol durante o tratamento com esse medicamento.

Neo Doxicilin contém o corante amarelo de Tartrazina (FD&C nº 05) que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico.

Pacientes que estejam em tratamento com Neo Doxicilin não devem tomar medicamentos antiácidos contendo alumínio, ferro, magnésio, sais de bismuto e cálcio.

Como existe interferência na atividade dos anticoncepcionais orais hormonais, aconselha-se o uso de outros meios de se evitar a gravidez durante o tratamento com Neo Doxicilin.

Algumas pessoas podem ficar mais sensíveis à luz solar; não se deve portanto, tomar sol durante o tratamento com este medicamento sem conhecer a reação.

Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.