Quais cuidados devo ter ao usar o Nemicina?
Não utilize Nemicina® nos olhos.
O uso em feridas profundas ou grandes extensões de queimaduras pode originar uma maior absorção da neomicina para o sangue, por isso o risco deve ser avaliado pelo médico. Nos casos em que esta absorção é muito grande, e principalmente se o paciente já tem problemas na função dos rins, ou quando ele usa outros medicamentos que podem alterar a função dos rins ou a audição, podem ocorrer eventualmente problemas nestes órgãos.
Pacientes que já usaram antibióticos aminoglicosídeos (por exemplo, a canamicina e/ou estreptomicina) e aqueles que usam ao mesmo tempo Nemicina® e outros antibióticos aminoglicosídeos, devem ser acompanhados pelo médico, pois pode haver uma maior chance de aparecerem efeitos colaterais.
Uso local prolongado deve ser evitado, pois pode levar a sensibilização da pele e possível sensibilidade cruzada para outros aminoglicosídeos.
Pacientes idosos
Não há restrições ou recomendações especiais com relação ao uso deste produto por pacientes idosos.
Uso na gravidez e lactação
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.
Este medicamento está contraindicado para bebês prematuros, recém-nascidos e lactentes.
Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)