Quais cuidados devo ter ao usar o Nedax?
Para evitar a reinfestação, seguir as seguintes normas de higiene:
Artigos pessoais como lenços, chapéus, roupa de cama e outros devem ser lavados com água bem quente, lavados a seco ou conservados em uma bolsa plástica bem fechada, por aproximadamente duas semanas; pentes e escovas devem ser lavados em água bem quente por cinco a dez minutos.
- Manter as unhas e os cabelos curtos e limpos.
- Evitar o exagero no ato de se coçar e colocar luvas de proteção nas crianças.
- Procurar descobrir possíveis portadores para evitar possível contato com eles ou seus objetos de uso.
- Alertar responsáveis por instituições coletivas freqüentadas pelo portador do parasita.
A segurança e a eficácia do Nedax® não foram estabelecidas em crianças menores de dois meses.
Em caso de infestação das sobrancelhas ou cílios, procurar orientação médica.
Estudos em ratos não demonstraram tumorigenicidade e mutagenicidade em animais tratados com a permetrina. Quanto à carcinogenicidade, houve aumento dos adenomas pulmonares, como também, aumento da incidência de carcinomas dos alvéolos pulmonares e de adenomas hepáticos benignos, em ratos, em estudos realizados com a permetrina.
Não existem estudos bem controlados em mulheres grávidas ou lactantes. Desta forma, deve ser avaliada a relação risco-benefício, quando a permetrina for utilizada nestas condições.
A permetrina 1% (10 mg/ml ou 10 mg/g) é segura e eficaz em crianças com dois meses de idade ou mais. A segurança e eficácia em crianças mais novas ainda não foram estabelecidas.
Algumas manifestações como o prurido, o eritema e o inchaço são provenientes da pediculose e estas podem se agravar temporariamente com o uso da permetrina.
Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.
Informar ao médico se está amamentando.
Pacientes idosos
Não foram realizados estudos apropriados sobre os efeitos da permetrina a 1% (10 mg/ml ou 10 mg/g) na população geriátrica. No entanto, não foram relatados problemas relacionados com o uso do produto em pacientes idosos.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)