Precauções - Necamin

Bula Necamin

Princípio ativo: Mebendazol

Classe Terapêutica: Antihelmínticos

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais cuidados devo ter ao usar o Necamin?

Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: dor de cabeça, vertigem, reações alérgicas e/ou prisão de ventre. Quando há grande eliminação de vermes, podem ocorrer dor abdominal e diarréia.

O uso em crianças menores de 1 ano é raro. houve relatos esporádicos de convulsões nestes pacientes. Assim Necamin só deve ser usado em crianças menores de 1 ano de idade se a verminose causar uma desnutrição significativa ou prejudicar o desenvolvimento da criança.

Nos estudos conduzidos em ratas grávidas, com doses de 10mg/kg, foram evidenciados efeitos embriotóxicos e teratogênicos. Tendo em vista estes achados, não se recomenda a administração de Necamin durante a gravidez especialmente no primeiro trimestre. Cabe assinalar que num levantamento baseado em relatos de 170 pacientes gestantes de vários países, que haviam inadvertidamente tomado o medicamento durante o primeiro trimestre de gestação, não foram observadas mal formações atribuíveis ao mebendazol. Neste levantamento, a incidência de abortamento espontâneo e malformação não foi superior à observada na população em geral.

Não se sabe se o mebendazol é excretado no leite humano, portanto não se deve administrar Necamin a lactantes.

Aconselha-se praticar medidas higiênicas de rotina, ligadas aos vestuários, alimentação, asseio, uso de calçado e defecação em local adequado, com o objetivo de evitar novas reinfestações.

Recomenda-se redução da dose em pacientes portadores de insuficiência hepática, para prevenção de aumento dos níveis séricos da droga e desenvolvimento de efeitos tóxicos.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.