Quais cuidados devo ter ao usar o Navelbine Cápsula?
Precauções especiais são recomendadas caso você apresente:
- Histórico de doença cardíaca isquêmica.
- Performance status ruim.
Navelbine cápsula gelatinosa mole não pode ser utilizado concomitantemente com radioterapia que inclua o fígado.
Navelbine cápsula gelatinosa mole não foi estudado em pacientes com disfunção hepática (do fígado) grave e seu uso não é recomendado nestes pacientes.
Fertilidade, Gravidez e Amamentação
Gravidez
Não existem dados sobre a utilização da vinorelbina durante a gestação em humanos. Em estudos em animais, a vinorelbina foi embriotóxica e teratogênica.
Baseado nos estudos em animais e na ação farmacológica do medicamento, existe risco potencial para anormalidades embriogênicas e fetais.
Navelbine não deve ser utilizado durante a gestação, a menos que o benefício individual exceda o risco potencial.
Se você engravidar durante o tratamento, você será informada sobre os riscos para o feto e deve ser monitorada cuidadosamente. A possibilidade de aconselhamento genético também deve ser considerada.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.
Mulheres em idade fértil
Mulheres em idade fértil devem utilizar método contraceptivo eficaz durante todo o tratamento e por 3 meses após o término do tratamento.
Lactação
Não se sabe se Navelbine é excretado no leite materno humano.
A excreção de Navelbine no leite não foi estudada em animais.
Não é possível excluir risco durante a amamentação. A amamentação deve ser interrompida antes de iniciar o tratamento com Navelbine.
Fertilidade
Homens tratados com Navelbine devem ser orientados a não conceber uma criança durante o tratamento e por pelo menos 3 meses após o término do tratamento.
Antes do tratamento é recomendado que o esperma seja estocado devido ao risco irreversível de infertilidade com o tratamento com vinorelbina.
Efeitos na habilidade de dirigir e usar máquinas
Estudos relacionados à habilidade de dirigir e operar máquinas não foram conduzidos com vinorelbina. Entretanto, cuidado é requerido se você estiver sendo tratado com vinorelbina devido aos eventos adversos deste medicamento.
Advertências do Navelbine Cápsula
Navelbine cápsula gelatinosa mole só deve ser receitado por um médico qualificado que tenha experiência na utilização de quimioterapia (com instalações adequadas para a monitorização dos medicamentos citotóxicos).
O conteúdo líquido é irritante, se você mastigar ou chupar acidentalmente a cápsula, deve lavar a boca com água ou de preferência com soro fisiológico.
Se a cápsula estiver cortada ou danificada, o contato de seu conteúdo, que tem propriedades irritantes, pode ser nocivo se houver contato com a pele, membranas mucosas ou olhos.
As cápsulas danificadas não devem ser engolidas e devem ser devolvidas ao farmacêutico ou ao médico para que possam ser descartadas adequadamente.
Na eventualidade de contato, lavar imediatamente com água ou de preferência, com soro fisiológico.
No caso de ocorrência de vômitos no espaço de algumas horas após a administração do medicamento, nunca repetir a administração dessa dose. Um tratamento sintomático, tal como antagonistas 5HT3 (por exemplo: ondasetrona ou granisetrona) podem reduzir a ocorrência de vômitos.
Navelbine cápsula gelatinosa mole é associado a maior incidência de náuseas ou vômitos do que a forma IV (intravenosa, injetável). Tratamento antiemético (medicamentos para diminuir o enjoo) profilático (para prevenção) é recomendado.
Navelbine cápsula gelatinosa mole contém sorbitol, pacientes com problemas hereditários raros de intolerância a frutose não devem recebê-lo.
O tratamento deve ser realizado sob monitoramento hematológico (do sangue) rigoroso (hemoglobina, leucócitos, neutrófilos e plaquetas devem ser verificados no dia de cada administração) pelo seu médico.
Navelbine, cápsula mole contém sorbitol, álcool e sódio.
Este medicamento contém 5,36 mg de sorbitol em cada cápsula de 20 mg e 8,11 mg de sorbitol em cada cápsula de 30 mg.
Este medicamento contém 5 mg de álcool (álcool etílico) em cada cápsula de 20 mg e 7,5 mg de álcool (álcool etílico) em cada cápsula de 30 mg.
Este medicamento pode conter pequenas quantidades de etanol (álcool), menores que 100 mg/dose.
A dose administrada será determinada pelo seu médico em função do perfil hematológico (quantidade de células do sangue).
É, por conseguinte, aconselhável iniciar o tratamento com uma dose de 60 mg/m2 e aumentá-la para 80 mg/m2 se a dose inicial tiver sido bem tolerada, como descrito em “Como usar o Navelbine Cápsula?”.
Na eventualidade de quaisquer sinais ou sintomas sugestivos de infecção, deve-se proceder à realização de exames imediatamente.
A utilização deste medicamento com vacinas vivas atenuadas não é recomendada.
Cuidado é recomendado quando Navelbine é utilizado ao mesmo tempo que potentes inibidores ou indutores do citocromo CYP3A4. Consequentemente, a utilização deste medicamento concomitantemente com fenitoína, fosfenitoína, itraconazol, cetoconazol ou posaconazol não é recomendada.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)