Reações Adversas - Naturetti

Bula Naturetti

Princípio ativo: Senna alexandrina Miller + Cassia fistula L.

Classe Terapêutica: Laxantes Estimulantes

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Naturetti?

  • Reação muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento);
  • Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento);
  • Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento);
  • Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento);
  • Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento);
  • Reação desconhecida (não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis).
Tabela de Eventos adversos
Classe de sistemas de órgãosFrequênciaEventos adversos
Distúrbios do Sistema ImunológicoDesconhecidaHipersensibilidade, urticária (erupção na pele que causa coceira), asma (falta de ar), Hipogamaglobulinemia (redução das globulinas no sangue)
Distúrbios do Metabolismo e NutriçãoDesconhecidaHipocalemia (redução dos níveis de potássio no sangue)*, caquexia (perda de peso, desnutrição e fraqueza)
Distúrbios GastrointestinaisDesconhecidaDor abdominal, espasmos abdominais, Diarréia**, pigmentação da mucosa gastrointestinal***
Distúrbios hepatobiliaresDesconhecidaLesão hepática (no fígado), incluindo insuficiência hepática aguda (redução da função do fígado)
Distúrbios da Pele e tecido subcutâneoDesconhecidaPrurido (coceira e/ou ardência), exantema (rash (erupções cutâneas) local ou generalizado
Distúrbios musculoesqueléticos e tecido conjuntivoDesconhecidaDedos em forma de baqueta, osteoartropatia hipertrófica (lesões nos ossos e nas articulações) e tetania (contrações involuntárias dos músculos)
Distúrbios renais e urináriosDesconhecidaCromatúria (urina de cor anormal)****

*Uso prolongado de laxantes resultando em diarreia e subseqüentemente hipocalemia. (redução dos níveis de potássio no sangue).
**Em particular em pacientes com cólon irritável (distúrbio de motilidade intestinal). Os sintomas também podem ocorrer geralmente como consequência da dosagem excessiva individual. Em tais casos, a redução da dose é necessária.
***O uso crônico pode causar pigmentação da mucosa intestinal (Pseudomelanose coli), que geralmente normaliza quando o paciente para de tomar a medicação.
****Durante o tratamento pode ocorrer descoloração amarela ou marrom avermelhada da urina por metabólitos, o que não é clinicamente significativo.

O uso crônico pode resultar em distúrbios hidroeletrolíticos (da água e sais minerais), levando à albuminúria (perda de albumina pela urina) e hematúria (presença de sangue na urina). A frequência é desconhecida (não pode ser estimada com os dados disponíveis) Em pacientes idosos, o uso contínuo de laxantes pode ocasionar exacerbação da fraqueza e hipotensão ortostática.

O uso prolongado e abusivo do sene tem sido associado com deformidade dos dedos, que foi reversível após a descontinuação do uso droga.

Em casos raros, pode levar a nefropatias (doença nos rins), edema (inchaço) e deterioração acelerada dos ossos.

Um caso de hepatite foi relatado após o abuso crônico deste fitoterápico.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.