Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Mytfor com outros remédios?
Se você tiver que ser submetido a exame radiológico utilizando meio de contraste contendo iodo, deve parar de tomar o Mytfor (cloridrato de metformina) durante um determinado tempo antes e depois do exame.
Informe o seu médico se estiver tomando ao mesmo tempo o Mytfor (cloridrato de metformina) e qualquer um dos seguintes medicamentos, pois você poderá necessitar fazer exames de glicose no sangue com maior frequência ou o seu médico poderá ter que ajustar a dose do Mytfor (cloridrato de metformina):
- Diuréticos (utilizados para a eliminação de água do corpo, produzindo mais urina);
- Agonistas beta-2 tais como salbutamol ou terbutalina (utilizados no tratamento da asma);
- Corticosteroides ou tetracosactida (utilizados no tratamento de diversas doenças, tais como inflamação cutânea grave ou asma);
- Clorpromazina (medicamento neuroléptico que atua no funcionamento do cérebro);
- Danazol (usado no tratamento da endometriose, condição na qual o tecido que reveste internamente o útero é encontrado fora do útero).
- Transportadores de cátions orgânicos, que incluem diferentes tipos de medicamentos (verapamil, rifampicina cimetidina, dolutegravir, crizotinibe, olaparibe, daclatasvir, vandetanibe, etc).
A ingestão com alimentos não prejudica a absorção do medicamento. Não consuma bebidas alcoólicas quando tomar o Mytfor (cloridrato de metformina). O álcool pode aumentar o risco de acidose láctica, especialmente se você tiver problemas de fígado ou se estiver subnutrido, com esta recomendação também se aplicando a medicamentos contendo álcool em sua fórmula.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)