Como usar o Myograf?
Myograf® (filgrastim) deve ser administrado por via subcutânea ou infusão intravenosa durante 30 minutos.
Myograf® (filgrastim) não pode ser diluído em soluções de cloreto de sódio, pois pode ocorrer precipitação. Se necessário, pode ser diluído em solução de glicose 5%.
O filgrastim pode ser adsorvido em vidro ou materiais plásticos e, portanto, não deve ser diluído abaixo da concentração mínima recomendada de 2 mcg/mL.
Quando o produto for diluído a uma concentração inferior a 15 mcg/mL de filgrastim, deve-se adicionar albumina sérica humana a uma concentração final de 2 mg/mL, para proteger da adsorção.
Usar somente uma dose por frasco; não reutilizar o frasco. Descartar porções não usadas do produto.
Os medicamentos de uso parenteral devem ser inspecionados visualmente quanto à presença de partículas, antes da administração.
Posologia do Myograf
O esquema de dose de Myograf® (filgrastim) depende da queda do nível de neutrófilos e da intensidade de quimioterapia.
Myograf® (filgrastim) não deve ser administrado antes de 24 a 48 horas após a quimioterapia citotóxica.
Para pacientes com neutropenia grave e em esquemas de quimioterapia intensiva, é adequado administrar 2,5 mcg/kg/dia de Myograf® (filgrastim) continuamente por pelo menos 7 dias até que os neutrófilos voltem aos níveis normais de 5,0 x 109 /L.
Para pacientes com esquemas de quimioterapia leve e supressão da medula óssea não severa, é recomendado administrar uma dose baixa de Myograf® (filgrastim) de 1,25 mcg/kg/dia, para profilaxia da neutropenia, até que a contagem dos neutrófilos retorne aos níveis seguros e permaneçam estáveis.
Para pacientes com queda aparente na contagem de neutrófilos após a quimioterapia (< 1,0 x 109 /L), é recomendado administrar 5 mcg/kg/dia de Myograf® (filgrastim) até que os neutrófilos voltem aos níveis normais de 5,0 x 109 /L. O uso de Myograf® (filgrastim) pode ser descontinuado quando a contagem de neutrófilos estiver estável.
Tumor
Myograf® (filgrastim) é indicado para neutropenia induzida por quimioterapia. A dose inicial recomendada para pacientes adultos com queda na contagem de neutrófilos para 1,0 x 109 /L (leucócitos 2,0 x 109 /L) é 2 a 5 mcg/kg/dia, por administração intravenosa ou subcutânea, uma vez ao dia após o início da quimioterapia. A dose inicial recomendada para pacientes pediátricos com queda na contagem de neutrófilos para 0,5 x 109 /L (leucócitos 1,0 x 109 /L) é 2 a 5 mcg/kg/dia, por administração intravenosa ou subcutânea, uma vez ao dia após o início da quimioterapia. O uso de Myograf® (filgrastim) deve ser descontinuado quando a contagem de neutrófilos retornar a 5,0 x 109 /L e leucócitos a 10,0 x 109 /L.
Neutropenia causada por quimioterapia em leucemia aguda
Para pacientes com leucemia aguda após quimioterapia, cujos níveis de leucócitos são menores que 1,0 x 109 /L, mieloblasto (célula precursora de granulócito, que dá origem a neutrófilos, eosinófilos e basófilos maduros) da medula óssea é aparentemente decrescente, ou mieloblasto não é encontrado no sangue periférico, a dose recomendada de Myograf® (filgrastim) para pacientes adultos é de 2 a 5 mcg/kg/dia, por administração intravenosa ou subcutânea, uma vez ao dia; para pacientes pediátricos é de 2 mcg/kg/dia, por administração intravenosa ou subcutânea, uma vez ao dia. O uso de Myograf® (filgrastim) deve ser descontinuado quando a contagem de neutrófilos retornar a 5,0 x 109 /L e leucócitos a 10,0 x 109 /L.
Síndrome mielodisplásica com neutropenia
A dose recomendada de Myograf® (filgrastim) para pacientes adultos com contagem de neutrófilos inferior a 1,0 x 109 /L é de 2 a 5 mcg/kg/dia, por administração intravenosa ou subcutânea, uma vez ao dia. O uso de Myograf® (filgrastim) deve ser descontinuado quando a contagem de neutrófilos retornar a 5,0 x 109 /L.
Neutropenia causada por anemia aplásica
A dose recomendada de Myograf® (filgrastim) para pacientes adultos com contagem de neutrófilos inferior a 1,0 x 109 /L é de 2 a 5 mcg/kg/dia, por administração intravenosa ou subcutânea, uma vez ao dia. Descontinuar ou diminuir a dose conforme a contagem de neutrófilos retornar a 5,0 x 109 /L.
Neutropenia periódica, neutropenia associada com doença autoimune e neutropenia crônica
A dose recomendada de Myograf® (filgrastim) para pacientes adultos e pediátricos com contagem de neutrófilos inferior a 1,0 x 109 /L é de 1 mcg/kg/dia, por administração intravenosa ou subcutânea, uma vez ao dia. Descontinuar ou diminuir a dose conforme a contagem de neutrófilos retornar a 5,0 x 109 /L.
Aumento de neutrófilos em pacientes recebendo transplante de medula óssea
A dose recomendada de Myograf® (filgrastim) para pacientes adultos é de 2 a 5 mcg/kg/dia, por administração intravenosa ou subcutânea, uma vez ao dia, do 2º ao 5º dia do transplante de medula óssea; e para pacientes pediátricos é 2 mcg/kg/dia, por administração intravenosa ou subcutânea, uma vez ao dia, do 2º ao 5º dia do transplante de medula óssea. O uso de Myograf® (filgrastim) deve ser descontinuado quando a contagem de neutrófilos retornar a 5,0 x 109 /L e leucócitos a 10,0 x 109 /L.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Myograf?
Myograf® (filgrastim) deve ser administrado no mesmo horário todos os dias. Se a dose for esquecida, entre em contato com o médico ou enfermeiro. O esquecimento de doses pode comprometer a eficácia do tratamento.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)