Quais cuidados devo ter ao usar o Mupirocina Prati-Donaduzzi?
O macrogol, um dos componentes deste medicamento, pode ser absorvido através de feridas abertas na pele e é eliminado pelos rins.
Assim como outras pomadas à base de macrogol, este medicamento não deve ser utilizado em condições onde é possível a absorção de grandes quantidades de macrogol, especialmente em pacientes com problemas nos rins.
Em caso de irritação na pele com o uso deste produto, o tratamento deve ser interrompido e o médico deve ser comunicado imediatamente.
Como os demais antibióticos, o uso prolongado deste medicamento pode resultar no aparecimento de microrganismos não-sensíveis (resistentes) ao tratamento.
Em situações muito raras, medicamentos como esse podem causar inflamação do cólon (intestino grosso), causando diarreia, geralmente com sangue e muco, dor estomacal e febre. Caso você apresente esses sintomas, procure o seu médico imediatamente.
Em pacientes idosos não há restrições do uso desse medicamento desde que não apresentem problemas nos rins.
Efeitos na habilidade de dirigir veículos e operar máquinas
Não se observou nenhum efeito prejudicial sobre essas atividades com o uso deste medicamento.
Gravidez
Não há informações sobre o uso deste medicamento na gravidez.
O uso deste medicamento não é recomendado durante a gravidez ou em mulheres que estejam amamentando. Se ocorrer gravidez durante ou logo após o tratamento com este medicamento, o uso deve ser interrompido e o médico comunicado imediatamente.
Amamentação
Não há informações sobre a excreção deste medicamento pelo leite materno. Portanto, se um mamilo rachado tiver que ser tratado com este medicamento, deve ser cuidadosamente lavado antes da amamentação.
Este medicamento não deve ser usado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Advertências do Mupirocina Prati-Donaduzzi
Este medicamento não é indicado para uso nos olhos, no interior do nariz e nem em áreas da pele onde foram inseridos tubos para inclusão ou retirada de líquidos do corpo, como, por exemplo, cateteres, cânulas. Caso a pomada caia acidentalmente em seus olhos, lave-os com bastante água até que todo o medicamento seja retirado dos seus olhos.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)