Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Monovin A?
Distúrbios visuais
- Alterações da visão.
Distúrbios gastrintestinais
- Dor abdominal e gastrintestinal, náusea, vômito e diarreia.
Distúrbios hepato-biliares
- Icterícia, hepatomegalia, esteatose hepática.
- Cirrose, fibrose hepática e hepatotoxicidade têm sido associadas ao tratamento por período prolongado com vitamina A.
Distúrbios do sistema imunológico
- Reações alérgicas, reação anafilática e choque anafilático.
- Foram descritas reações de hipersensibilidade com suas respectivas manifestações clínicas e laboratoriais que incluem reações leves a moderadas afetando potencialmente a pele, o trato respiratório, o trato gastrintestinal e o sistema cardiovascular, incluindo sintomas como erupção cutânea, urticária, edema alérgico, prurido, insuficiência respiratória e, muito raramente, reações graves incluindo choque anafilático foram descritas.
Alterações Laboratoriais
- Prova de função hepática alterada, elevação da aspartato aminotransferase e alanina aminotransferase, elevação dos níveis plasmáticos de triglicérides no sangue.
Distúrbios metabólicos e do metabolismo
- Hipercalcemia e alteração do metabolismo de lipídios.
Distúrbios músculo-esquelético e do tecido conjuntivo
- Osteoporose e dor óssea; o elevado aporte de vitamina A via dieta ou suplementação tem sido associado ao aumento de osteoporose e do risco de fraturas de quadril.
Distúrbios do sistema nervoso
- Cefaleia. Cefaleia de início abrupto pode ser um sintoma de pseudotumor cerebral.
Distúrbios da pele e do tecido subcutâneo
- Prurido, urticária, rash, pele seca, dermatite esfoliativa. Alopecia, dermatite, eczema, eritema, hipopigmentação da pele, alterações da textura do cabelo e pelos, hipotricose, mucosas secas, fragilidade da pele e queilite têm sido associados ao uso crônico de vitamina A. Alterações dérmicas estão frequentemente entre os primeiros sinais de hipervitaminose A.
Em caso de eventos adversos, notifique o Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – Notivisa, disponível em http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)