Quais cuidados devo ter ao usar o Mofyt?
Mofyt (fumarato de dimetila) pode afetar a sua contagem de glóbulos brancos, seus rins e fígado. Antes de iniciar o tratamento com Mofyt (fumarato de dimetila), seu médico solicitará exames de sangue para contagem do número de glóbulos brancos e verificará se os seus rins e fígado estão funcionando adequadamente. Seu médico solicitará estes exames periodicamente durante o tratamento. Se o seu número de glóbulos brancos diminuir durante o tratamento, o seu médico poderá considerar medidas analíticas adicionais ou a interrupção do tratamento com Mofyt (fumarato de dimetila).
Converse com seu médico antes de tomar Mofyt (fumarato de dimetila), se você apresentar:
- Doença renal grave;
- Doença hepática grave;
- Uma doença do estômago ou intestino;
- Uma infecção grave (por exemplo, pneumonia);
- Uma hipersensibilidade (alergia) conhecida a ésteres do ácido fumárico.
Infecção por herpes zoster (cobreiro) pode ocorrer durante o tratamento com Mofyt (fumarato de dimetila). Em alguns casos ocorreram complicações sérias. Você deve informar o seu médico imediatamente se você suspeitar de qualquer sintoma de cobreiro.
Se você notar que seus sintomas de EM estão piorando (por exemplo: fraqueza e alterações na visão) ou se você observar algum sintoma novo, fale com o seu médico imediatamente porque estes podem ser sintomas de uma infecção cerebral rara chamada Leucoencefalopatia Multifocal Progressiva (LMP). LMP é uma condição séria, que pode levar a incapacidade grave e até à morte.
Uso por crianças e adolescentes
Mofyt (fumarato de dimetila) não deve ser utilizado em crianças e adolescentes com menos de 18 anos de idade. A segurança e eficácia de fumarato de dimetila nesta faixa etária não são conhecidas.
Gravidez e amamentação
Se você estiver grávida ou amamentando, possivelmente grávida ou planejando uma gravidez, procure orientação de seu médico antes de utilizar este medicamento.
Gravidez
Não utilize Mofyt (fumarato de dimetila) se estiver grávida a menos que tenha conversado com seu médico.
Amamentação
Desconhece-se se os ingredientes do Mofyt (fumarato de dimetila) passam para o leite materno. Mofyt (fumarato de dimetila) não deve ser utilizado durante a amamentação. Seu médico irá ajudá-la a decidir se você deve interromper a amamentação ou interromper o tratamento com Mofyt (fumarato de dimetila). Isto envolve o balanço entre o benefício de amamentar seu filho e o benefício do seu tratamento.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Habilidade de dirigir e utilizar máquinas
O efeito do Mofyt (fumarato de dimetila) na habilidade de dirigir e utilizar máquinas não é conhecido. Seu médico irá informá-lo se sua doença lhe permite dirigir veículos e utilizar máquinas com segurança.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)