Precauções - Micafungina Sódica Accord Farma

Bula Micafungina Sódica Accord Farma

Princípio ativo: Micafungina Sódica

Classe Terapêutica: Agentes Sistêmicos para Infecções Fúngicas

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais cuidados devo ter ao usar o Micafungina Sódica Accord Farma?

Casos isolados de reações de hipersensibilidade como choque anafilático (reação anafilática e anafilactóide) grave (incluindo choque) foram relatados em pacientes recebendo micafungina sódica. Se essas reações ocorrerem, a infusão de micafungina sódica deve ser descontinuada e tratamento apropriado deve ser administrado. Pacientes que desenvolverem evidência clínica ou laboratorial de rompimento dos glóbulos vermelhos presentes no sangue (hemólise) ou anemia causada devido à hemólise, a quebra anormal de hemácias nos vasos sanguíneos (anemia hemolítica), durante o tratamento com micafungina sódica devem ser monitorados de perto para evidência de piora dessas condições e avaliado o risco/benefício de continuar a terapia com micafungina sódica.

Anormalidades laboratoriais de testes de função do fígado foram vistas em voluntários sadios e pacientes tratados com micafungina sódica. Pacientes que desenvolvam testes de função anormal do fígado durante a terapia com micafungina sódica devem ser monitorados para a evidência de piora da função do fígado e avaliado o risco/benefício de continuar a terapia com o medicamento. A função do fígado deve ser monitorizada durante o tratamento com a micafungina sódica. Recomenda-se a descontinuação precoce no caso de uma subida significativa e persistente dos níveis de enzimas hepáticas chamadas AST e ALT. Alterações de exames de laboratório, tais como elevações do nitrogênio ureico no sangue e creatinina. Casos isolados de doença renal significativa ou diminuição importante da função dos rins foram relatados em pacientes que receberam micafungina sódica. Pacientes que desenvolvam exames de função renal anormais durante a terapia com micafungina sódica devem ser monitorados para a evidência de piora da função renal.

A micanfugina sódica deve ser usada durante a gravidez somente se o benefício potencial justificar o risco potencial para o feto.

Não se sabe se a micafungina sódica é excretada no leite humano. Deve-se ter cuidado quando micafungina sódica for administrada a uma mulher amamentando.

Durante o período de aleitamento materno ou doação de leite humano, só utilize medicamentos com o conhecimento do seu médico ou cirurgião-dentista, pois alguns medicamentos podem ser excretados no leite humano, causando reações indesejáveis no bebê.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

A micafungina sódica contém 200 mg de lactose (açúcar do leite). Caso você apresente intolerância a alguns açúcares, informe seu médico antes da administração desse medicamento. 

Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.