Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Metotrexato Blau?
Em geral, a incidência e a gravidade de reações medicamentosas adversas são relacionadas à dose e à frequência da administração. As seções relevantes devem ser consultadas durante a busca por informações sobre as reações adversas com metotrexato.
As reações adversas relatadas com mais frequência incluem estomatite (inflamação da mucosa da boca) ulcerativa, leucopenia (redução de células de defesa no sangue), náusea (enjoo) e desconforto abdominal.
Outros efeitos adversos relatados com frequência são indisposição, fadiga (cansaço) indevida, calafrios e febre, tonturas e resistência reduzida à infecção. As ulcerações da mucosa oral são geralmente os sinais precoces de toxicidade.
Outras reações adversas que foram relatadas com metotrexato estão listadas abaixo por sistema de órgão e por frequência. No contexto oncológico, o tratamento concomitante e a doença subjacente dificultam a atribuição específica de uma reação ao metotrexato. Consulte o item "Quais cuidados devo ter ao usar o Metotrexato Blau?" para a referência específica aos eventos clinicamente importantes e de longo prazo, incluindo os que ocorrem após o tratamento de longo prazo ou altas doses cumulativas (por exemplo, toxicidade hepática).
As categorias de frequência são definidas como:
- Muito comuns (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento);
- Comuns (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento);
- Incomuns (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento);
- Raras (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento);
- Muito raras (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento);
- Desconhecidas (não podem ser estimadas a partir dos dados disponíveis).
Infecções e infestações
- Raras: Sepse (infecção generalizada no organismo).
- Desconhecidas: Infecções (incluindo sepse fatal); pneumonia; pneumonia por Pneumocystis carinii; nocardiose (doença infecciosa causada por bactérias); histoplasmose; criptococose; Herpes-zoster; hepatite por Herpes simplex; Herpes simplex disseminada; infecção por citomegalovírus (incluindo pneumonia citomegaloviral); reativação de infecção por hepatite B; piora da infecção por hepatite C.
Neoplasias Benignas, Malignas e Inespecíficas (incluindo cistos e pólipos)
- Incomuns: Linfoma (incluindo linfoma reversível) (câncer que se origina nos linfonodos (gânglios).
- Muito raras: Síndrome de lise tumoral (sintomas provocados pela destruição das células do câncer)*.
Distúrbios do sistema linfático e sangue
- Incomuns: Insuficiência da medula óssea (diminuição da função da medula óssea); anemia (diminuição da quantidade de células vermelhas do sangue: hemácias); trombocitopenia (diminuição das células de coagulação do sangue: plaquetas).
- Muito raras: Anemia aplástica (diminuição da produção de glóbulos vermelhos do sangue); distúrbios linfoproliferativos (aumento anormal das células do sistema linfático).
- Desconhecidas: Agranulocitose (ausência de células de defesa: neutrófilos, basófilos e eosinófilos); pancitopenia (diminuição de todas as células do sangue); leucopenia (redução de células de defesa no sangue); neutropenia (diminuição de um tipo de células de defesa no sangue: neutrófilos); linfadenopatia (ínguas) eosinofilia (aumento da concentração de eosinófilos no sangue, um dos tipos de células sanguíneas responsáveis pela defesa ou imunidade do organismo); anemia megaloblástica (doença na qual a medula óssea produz glóbulos vermelhos gigantes e imaturos).
Distúrbios do Sistema Imune
- Incomuns: Reações anafiláticas (reações alérgicas graves).
- Muito raras: Hipogamaglobulinemia (alteração na produção de anticorpos).
Distúrbios do metabolismo e nutrição
- Raras: Diabetes.
Distúrbios psiquiátricos
- Raras: Humor alterado; disfunção cognitiva temporária.
Distúrbios do sistema nervoso
- Comuns: Parestesia (dormência e formigamento).
- Incomuns: Hemiparesia (paralisia parcial de um lado do corpo); encefalopatia/leucoencefalopatia (doença neuropsiquiátrica que acontece por inflamação do cérebro)*; convulsões (ataque epiléptico)*; cefaleias (dor de cabeça).
- Raras: Paresia; disartria (dificuldade de articular as palavras); afasia (distúrbio na formulação e compreensão da linguagem falada e escrita); sonolência.
- Muito raras: Distúrbios dos nervos cranianos; hipoestesia.
- Desconhecidas: Pressão de LCR aumentada (do líquido cefalorraquidiano); neurotoxicidade (efeito tóxico sobre o sistema neurológico), aracnoidite (inflamação de membrana que cobre o sistema nervoso central); paraplegia (perda de movimento nas pernas); estupor (alteração do nível de consciência); ataxia (dificuldade em coordenar os movimentos); demência; tontura.
Transtornos oculares
- Raras: Visão turva; alterações visuais graves.
- Muito raras: Cegueira/perda da visão temporária; conjuntivite (inflamação ou infecção da membrana que cobre o olho).
Transtornos cardíacos
- Raras: Hipotensão (pressão baixa).
- Muito raras: Efusão pericárdica (inflamação da membrana que reveste o coração externamente); pericardite (inflamação da membrana que reveste o coração externamente).
Distúrbios vasculares
- Raras: Eventos tromboembólicos (incluindo trombose cerebral (coágulo sanguíneo no cérebro), trombose arterial, embolia pulmonar (entupimento de uma veia do pulmão por um coágulo), trombose de veia profunda (formação de um coágulo sanguíneo numa veia profunda), tromboflebite (inflamação da veia com formação de coágulos), trombose de veia da retina).
- Muito raras: Vasculite (inflamação da parede de um vaso sanguíneo).
Distúrbios respiratórios, torácicos e do mediastino
- Incomuns: Pneumonite intersticial (inflamação no pulmão) (incluindo fatalidades); efusão pleural (acúmulo de líquido na membrana que cobre o pulmão).
- Raras: Fibrose respiratória; faringite (inflamação da faringe).
- Desconhecidas: Doença pulmonar intersticial crônica (inflamação crônica do pulmão); alveolite (inflamação dos alvéolos pulmonares), dispneia (falta de ar); dor torácica; hipóxia (baixo teor de oxigênio no sangue); tosse; hemorragia alveolar pulmonar.
Distúrbios gastrintestinais
- Incomuns: Pancreatite (inflamação no pâncreas); apetite reduzido; vômito; diarreia (aumento no número e quantidade de fezes eliminadas diariamente); estomatite (inflamação da mucosa da boca).
- Raras: Ulceração e sangramento gastrintestinal; melena (fezes escuras devido à presença de sangue); enterite (inflamação dos intestinos); gengivite (inflamação da gengiva).
- Muito raras: Hematêmese (vômito com sangue).
- Desconhecidas: Perfuração intestinal; peritonite não infecciosa (inflamação da membrana que cobre o abdômen, não causada por agente infeccioso); glossite (inflamação da mucosa da língua); náusea (enjoo).
Distúrbios hepatobiliares
- Incomuns: Elevações das enzimas hepáticas (do fígado).
- Raras: Fibrose crônica (endurecimento do fígado) e cirrose; hepatite aguda; hepatotoxicidade (toxicidade do fígado).
- Muito raras: Diminuição da albumina sérica (diminuição de uma proteína do sangue).
- Desconhecidas: Insuficiência hepática (do fígado).
Distúrbios da pele e do tecido subcutâneo
- Incomuns: Necrólise epidérmica tóxica (síndrome de Lyell) (descamação grave da camada superior da pele); Síndrome de Stevens-Johnson (reação alérgica grave com bolhas na pele e mucosas); Alopecia (perda de cabelo).
- Raras: Eritema multiforme (manchas vermelhas, bolhas e ulcerações em todo o corpo); erupções eritematosas (pequenas manchas ou elevações na pele avermelhadas); erosão dolorosa de placas psoriáticas (doença de pele caracterizada por manchas e placas); fotossensibilidade (sensibilidade aumentada à luz); ulceração cutânea (erosão da pele); urticária (alergia na pele); acne; equimose (manchas arroxeadas); distúrbios pigmentares (alterações da coloração da pele); prurido (coceira).
- Muito raras: Furunculose, telangiectasia (dilatação de pequenos vasos).
- Desconhecidas: Reação medicamentosa com eosinofilia (aumento da concentração de eosinófilos no sangue, um dos tipos de células sanguíneas responsáveis pela defesa ou imunidade do organismo) e sintomas sistêmicos; dermatite (reação alérgica de pele), petéquias (hematomas puntiformes na pele); esfoliação da pele / dermatite esfoliativa.
Distúrbios musculoesqueléticos, dos tecidos conjuntivo e ósseo
- Raras: Artralgia (dor nas articulações) / mialgia (dor muscular); osteoporose (perda de massa óssea, deixando os ossos mais fracos), fraturas por estresse.
- Desconhecidas: Osteonecrose (gangrena do osso) da mandíbula (secundária a doenças linfoproliferativas).
Distúrbios renais e urinários
- Incomuns: Insuficiência renal, nefropatia (doença do rim).
- Raras: Disúria (dificuldade e dor para urinar).
- Muito raras: Hematúria (sangue na urina); azotemia (aumento da quantidade de nitrogênio no sangue); cistite (inflamação da bexiga).
- Desconhecidas: Proteinúria (proteína aumentada na urina / eliminação de proteínas pela urina).
Afecções da gravidez, do puerpério e perinatais
- Incomuns: Defeitos fetais.
- Raras: Aborto.
- Desconhecidas: Óbito fetal (morte do feto).
Distúrbios do sistema reprodutivo e mamas
- Raras: Disfunção menstrual.
- Muito Raras: Oogênese (produção e liberação do óvulo) / espermatogênese (produção e liberação do espermatozoide) comprometida; impotência; infertilidade; perda da libido; oligospermia temporária (diminuição do número de espermatozoides no ejaculado); corrimento vaginal.
- Desconhecidas: Disfunção urogenital (do sistema urinário e reprodutivo).
Distúrbios gerais e condições do local de administração
- Raras: Nódulo.
- Muito Raras: Morte súbita.
- Desconhecidas: Pirexia (febre); calafrios; indisposição; fadiga (cansaço); edema.
*Apenas parenteral.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)