Quais cuidados devo ter ao usar o Metformed?
Metformed pode provocar uma complicação muito rara, mas grave, chamada acidose láctica, particularmente se os rins não estiverem funcionando normalmente.
O risco de acidose láctica é aumentado também com diabetes não controlada, jejum prolongado ou ingestão de bebidas alcoólicas.
Os sintomas da acidose láctica são vômitos, dores de barriga (dor abdominal) com cãibras musculares, sensação geral de mal-estar com grande cansaço e dificuldade em respirar.
Caso esses sintomas ocorram, você pode necessitar de tratamento imediato, uma vez que a acidose láctica pode levar ao coma. Pare de tomar Metformed imediatamente e informe o seu médico.
Você deve ter a função de seus rins avaliada antes de iniciar tratamento com Metformed (clearance de creatinina e/ou níveis séricos de creatinina) e regularmente depois:
- Pelo menos uma vez ao ano em pacientes com função renal normal;
- Pelo menos duas a quatro vezes ao ano em pacientes com depuração de creatinina entre 45 e 59 ml/min ou TFGe entre 45 e 59 ml/min/1,73m2 e em idosos;
- Pelo menos quatro vezes ao ano em pacientes com depuração de creatinina entre 30 e 44 ml/min ou TFGe entre 30 e 44 ml/min/1,73m2.
Caso a depuração da creatinina ou TFGe seja inferior a 30 ml/min ou 30 ml/min/1,73m2 respectivamente, a metformina é contraindicada.
A diminuição da função renal em pacientes idosos é frequente e assintomática.
É necessária cautela especial em situações nas quais a função renal possa estar marcantemente prejudicada, como devido à desidratação (diarreia ou vômitos graves ou prolongados) ou quando se inicia tratamento com fármacos que possam comprometer a função renal agudamente, como anti-hipertensivos, diuréticos e anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs).
Nas condições agudas mencionadas, a metformina deve ser imediata e temporariamente interrompida.
Metformed isoladamente não provoca hipoglicemia (nível muito baixo de glicose no sangue). Entretanto, se tomar Metformed juntamente com outros medicamentos para o tratamento da diabetes que possam causar hipoglicemia (tais como sulfonilureias, insulina, meglitinidas), existe risco de desenvolvimento de hipoglicemia.
Se sentir sintomas tais como fraqueza, tonturas, suores, batimentos cardíacos acelerados, perturbações da visão ou dificuldades de concentração, é habitualmente útil comer ou beber algo contendo açúcar.
O uso de Metformed não elimina a necessidade de dieta com redução de açúcares em todos os casos de diabetes, assim como de dieta com redução de açúcares e calorias quando houver, associadamente, excesso de peso.
Realize regularmente os controles biológicos habituais do diabetes.
Gravidez e amamentação:
Durante a gravidez, o diabetes deve ser tratado com insulina.
Informe o médico em caso de gravidez, suspeita de gravidez ou ainda se planeja ficar grávida, para que ele possa alterar o seu tratamento.
Metformed não é recomendado durante a amamentação.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Direção de veículos e operação de máquinas:
Como Metformed isoladamente não provoca hipoglicemia, seu uso não afeta a capacidade de dirigir veículos ou operar máquinas.
Entretanto, tome cuidado se tomar Metformed juntamente com outros medicamentos para o tratamento da diabetes que possam causar hipoglicemia (tais como sulfonilureias, insulina, meglitinidas).
Não dirija nem opere máquinas se começar a sentir os sintomas da hipoglicemia.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)