Quais cuidados devo ter ao usar o Mesotem?
Aplicar a dose de Mesotem por um período maior que o recomendado na bula ou em intervalos menores que o recomendado na bula pode fazer com que ocorram mais efeitos. Antes de cada dose de Mesotem, deve-se avaliar se existe alteração do número das células do sangue, devido à possibilidade do tratamento com Mesotem causar a diminuição destas células. Durante os estudos clínicos, quando Mesotem foi administrado com o uso concomitante de ácido fólico e vitamina B12, observou-se menor taxa de efeitos colaterais.
Antes de cada dose de Mesotem, deve-se também verificar, através do exame de sangue, se os rins e o figado estão funcionando normalmente.
Mesotem não é recomendado para crianças, pois a eficácia e a segurança do seu uso nesta população não foram estabelecidas.
Em pacientes com alteração grave da função do ligado e dos rins, o uso de Mesotem deve ser feito com cautela.
Em idosos, a dose de Mesotem é a mesma utilizada para os demais pacientes adultos.
O uso de Mesotem deve ser evitado em mulheres grávidas, devido ao risco de causar alterações no bebê. Em mulheres que estejam amamentando, recomenda-se que a amamentação seja interrompida caso a mãe tenha indicação de receber tratamento com o Mesotem.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.
Efeitos na capacidade de dirigir e operar máquinas
Não foram realizados estudos para avaliar o efeito do pemetrexede na capacidade de dirigir e operar máquinas. Entretanto, foi reportado que o pemetrexede pode causar cansaço. Portanto, pacientes que estiverem sob o tratamento com o Mesotem devem ter cuidado ao operar máquinas perigosas, incluindo automóveis.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)